25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, janeiro 26, 2026
InícioGovernoAGEMSEnergia, gás e mineração: regulação consolida MS como polo de inovação e...

Energia, gás e mineração: regulação consolida MS como polo de inovação e sustentabilidade

Mais do que fiscalizar, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) consolidou-se em 2025 na grande produção de conhecimento técnico e inovação para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul nos setores de gás, energia e mineração. Destaque na mais nova edição da Revista AGEMS 24 anos, o conjunto de entregas no campo energético une segurança jurídica, sustentabilidade e soluções práticas para o cidadão.

Para o Diretor-Presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, o amadurecimento técnico é o que sustenta esse novo ciclo.

“Avançamos em agendas estratégicas como a transição energética e o gás natural com projetos que demonstram, na prática, como a regulação qualifica serviços e melhora o dia a dia da população”, aponta. “A meta de Mato Grosso do Sul é carbono neutro até 2030, e cada ação técnica da regulação é um degrau rumo a esse compromisso com o futuro”.

Gás natural: salto estratégico

A revista em formato eletrônico disponível para leitura e download detalha como Mato Grosso do Sul deu um passo histórico na modernização do gás canalizado. A AGEMS acompanhou de perto a construção da nova proposta de concessão da MSGÁS e promoveu a padronização do Contrato de Uso do Sistema de Distribuição (CUSD) no mercado livre. Essas medidas são fundamentais para atrair investimentos e integrar o Estado às inovações que estão se consolidando no cenário nacional.

Em mais um avanço, a Agência, ao lado de instituições de ensino, pesquisa, setor produtivo e governamentais, fortaleceu o Comitê Estadual de Biogás e Biometano como espaço estratégico de diálogo e articulação para o desenvolvimento da cadeia energética.

Inovação aplicada para segurança e qualidade de vida

Uma das grandes realizações destacadas no último ano é a resposta da AGEMS a uma demanda histórica da população: a convivência entre a rede elétrica e a arborização urbana. A criação da Cartilha sobre Podas de Árvores não é apenas um guia técnico, mas um projeto de impacto direto na qualidade do serviço.

A peça integra um inédito modelo de cooperação técnica, unindo a regulação, municípios e concessionária de energia. Com o tema “Plantio Adequado e Poda Responsável”, já foram estabelecidos acordo com Bonito e Ladário e a oportunidade segue em discussão com outras cidades interessadas.

Visão de futuro

Na área de Mineração, a AGEMS apresenta uma abordagem inovadora sobre a gestão fiscal da taxa de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM. Focado em justiça fiscal e sustentabilidade, um premiado estudo da Agência ganhou destaque no maior congresso sobre regulação da América Latina. É uma inovação regulatória de Mato Grosso do Sul para o setor que, no estado, movimentou cerca de R$ 309 milhões entre 2019 e 2024. O cenário é de crescimento não só nas extrações tradicionais, mas com os olhos voltados para novos minerais críticos. Isso significa demanda por governança fiscal, regulatória e ambiental.

O Diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales Soares, reforça que o trabalho em todo o setor energético é pautado por uma visão estratégica que antecipa desafios globais, como as mudanças climáticas e as oportunidades de desenvolvimento com sustentabilidade.

Fortalecemos nossa missão de preparar o Estado para um abastecimento seguro e sustentável. Seja discutindo o futuro do gás natural em fóruns nacionais da ABAR ou desenvolvendo estudos sobre combustíveis do futuro, nosso foco é garantir que Mato Grosso do Sul tenha uma regulação moderna, técnica e, acima de tudo, resolutiva”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular