Com a presença do prefeito Marquinhos Trad e de diversas autoridades, os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande abriram, nesta quinta-feira (02), os trabalhos legislativos de 2022 durante a Sessão Inaugural. Para o presidente da Casa, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, o ano promete ser de muito trabalho no legislativo municipal.
“A Câmara tem a prerrogativa de legalizar os projetos do Executivo. Temos vários projetos de interesse da sociedade para serem apreciados e votados neste ano. Vamos discutir vários temas, como transporte, saúde, educação, área social. A Câmara vai abrir os trabalhos com muito serviço pela frente”, afirmou.
“O povo espera entrega. O povo espera muita coisa da classe política. Temos a obrigação de ajudar o prefeito a fazer com que as coisas melhorem em Campo Grande. Temos esse compromisso e fomos eleitos para isso. Só através da política vamos mudar a vida das pessoas”, completou Carlão.
Na ocasião, o prefeito falou sobre a atual situação do município aos parlamentares, conforme preconiza o Art. 16 do Regimento Interno da Câmara, e destacou a importância da manutenção da linha de trabalho adotada nos últimos anos na Capital.
“Vamos trabalhar pela manutenção de um programa de governo que deu certo, que teve aval popular e, sobretudo, teve nota dez em excelência por todos os órgãos de controle. Não há por que ter mudança. Tudo está registrado, e assim vamos seguir com harmonia e independência, unidos, Executivo e Legislativo trabalhando por Campo Grande”, disse.
Também presente na Sessão Inaugural, o secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso, representou o governador Reinaldo Azambuja e fez um balanço das ações do Governo do Estado. Ele ainda deixou sua mensagem aos parlamentares.
“Venho deixar uma mensagem de esperança, agradecimento pela harmonia entre os poderes. Essa é a grande marca do governador Reinaldo Azambuja: a questão do municipalismo, independente de cor partidária. É para nossa população que estamos lutando diariamente para fazer com que Mato Grosso do Sul seja um estado diferente. Hoje, temos o prazer de dizer que Mato Grosso do Sul não é apenas um estado, mas um dos principais do Brasil”, afirmou.
Votação de projetos – A primeira sessão ordinária do ano será realizada de maneira remota, por conta do aumento do número de casos de covid-19, a partir das 9h desta quinta-feira (03), com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Casa de Leis.
Será analisado o projeto de lei 10.055/21, do vereador Ronilço Guerreiro, que institui o Programa Municipal Multiplica Livros. E, também, o projeto de lei n. 10.204/21, de autoria do vereador Otávio Trad, que institui o mês “Março Laranja” como o mês de informação e conscientização sobre Altas Habilidades ou Superdotação.
Também vai a plenário o projeto de lei n. 10.217/21, do vereador Dr. Loester, que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar; e o projeto de lei n. 10.175/21, assinado pelo vereador Tiago Vargas, que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nos monumentos públicos de Campo Grande.
Por fim, ainda será votado o projeto de lei n. 10.267/21, que institui o Programa de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para idosos de Campo Grande. A proposta é de autoria do vereador Dr. Victor Rocha.
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal