24.8 C
Campo Grande
terça-feira, fevereiro 25, 2025
InícioGovernoCom foco no desenvolvimento tecnológico, governador lança Dinapec e Fórum Pré-COP 30

Com foco no desenvolvimento tecnológico, governador lança Dinapec e Fórum Pré-COP 30

Para fomentar e difundir o desenvolvimento tecnológico voltado a produção rural, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul participou do lançamento – realizado na manhã desta segunda-feira (24) – da feira tecnológica Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária) e do Fórum Pré-COP 30.

O governador Eduardo Riedel confirmou a importância do evento, que será realizado em março, e que contribui de diferentes formas para o aumento da produtividade com o uso de tecnologia.

“É um evento já tradicional, e que expõe conceitos de aumento de produtividade através das tecnologias, seja na interação solo-planta, planta-animal, seja pelas novas tecnologias direcionadas à produção da pecuária de corte. A Dinapec é um palco onde essas tecnologias ficam evidenciadas ao produtor rural, que é o ator principal de uso. E a consequência disso tudo, está na economia, na produtividade, de ganho de escala, efeito para o meio ambiente”, disse Riedel.

A Dinapec é uma feira tecnológica, realizada a cada dois anos, com o objetivo de transferir as principais tecnologias geradas pela Embrapa e parceiros, permitindo ao visitante o contato direto com pesquisadores e técnicos. A feira tem previsão de acontecer entre 24 e 26 de março, em Campo Grande (MS), realizada pelo Governo do Estado e pela Embrapa Gado de Corte, em parceria com instituições de destaque no segmento.

A feira acontecerá em uma área de 30 hectares na Embrapa Gado de Corte, especialmente preparada e organizada de forma a atender transformações e demandas do setor produtivo. A Dinapec é conhecida nacionalmente como um importante evento, e apresentará os melhores resultados de pesquisa, inovação, produtos, tecnologias, conhecimentos e serviços para os produtores, técnicos e envolvidos na cadeia da carne.

“É uma feira técnica de aprendizado. Toda edição da Dinatec vai trazer alguma coisa diferente para nós, o que estão pesquisando e é de extrema importância. A gente pega aquele trabalho todo e consegue aplicar na prática para o produtor, em torno da sustentabilidade, diminuição do efeito de gás carbônico, principalmente na pecuária. Nós precisamos mostrar que a nossa pecuária é sustentável. A transformação de pastagem, toda essa biodiversidade que nós temos aqui, o Estado é referência”, disse o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni.

PRÉ-COP30

Em sua 16ª edição, a feira englobará em sua programação o Fórum Pré-COP30, evento que acontecerá no dia 24 de março, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e abordará a sustentabilidade da produção de bovinos no Brasil – em Mato Grosso do Sul, estado brasileiro onde nasceram os protocolos “Carne Carbono Neutro” e “Carne Baixo Carbono”.

Estratégico para o setor, o Fórum reunirá instituições públicas e privadas da cadeia produtiva da carne, especialistas em pecuária de corte, sustentabilidade, clima, mercado e políticas públicas para debater a bovinocultura de corte brasileira no contexto das mudanças climáticas.

Organizado pela Embrapa Gado de Corte, em parceria com o Governo de MS/Semadesc e a Famasul, o evento faz parte da “Jornada pelo Clima”, uma iniciativa da Embrapa que prevê a realização de diversos eventos em todo o país, em preparação para a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), marcada para novembro de 2025, em Belém (PA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular