23.8 C
Campo Grande
sábado, janeiro 18, 2025
InícioEventosCobertura vacinal contra doenças não chega a 40% em Mato Grosso do...

Cobertura vacinal contra doenças não chega a 40% em Mato Grosso do Sul

Apesar dos esforços do Ministério da Saúde para normalizar os índices de cobertura vacinal em crianças e adolescentes, conforme o PNI (Plano Nacional de Imunização), em Mato Grosso do Sul o cenário está longe do ideal de 95% de imunizados. A maioria das vacinas não chega a 40% de cobertura vacinal, entre as idades de zero a 15 anos e, em Campo Grande, onde as vacinas de base, que logo após o nascimento já entram no calendário da primeira infância, estão extremamente baixas.

A BCG tem apenas 37,65% de cobertura, a VIP 26,95%, febre amarela 27,62% e pentavalente 26,73%. Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) reiterou que, além de manter mais de 70 locais de vacinação abertos durante a semana todos os dias, realiza plantões aos sábados, domingos e feriados em algumas unidades e locais de grande circulação.

Além disso, o município tem realizado o trabalho de busca ativa em escolas com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, sobretudo entre o público infanto-juvenil, bem como em shoppings, supermercados e praças. Já a SES (Secretaria Estadual de Saúde) reforça que quem tem filhos de até 15 anos de idade deve levá-los ao posto de saúde para verificar se tem alguma vacina atrasada.

A Campanha de Multivacinação acontece até o dia 23 de setembro nos 79 municípios do Estado, sendo que a busca ativa é sem dúvida uma das estratégias sugeridas, além da descentralização da oferta com pontos estratégicos de vacinação. A Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos de idade acontece de modo seletivo, ou seja, apenas atualização do esquema vacinal preconizado para cada idade, para tanto pedimos a adesão e comprometimento dos pais no sentido de atualizar vacinas atrasadas e oportunizar segurança às crianças e adolescentes.

Neste sábado (16), será o Dia D da Campanha de Multivacinação nos 79 municípios sul-mato-grossenses. Em Campo Grande, a ação acontece na Praça Ary Coelho, região central da Capital, das 8 horas às 11 horas. Conforme dados do Ministério da Saúde, no Estado a cobertura vacinal da hepatite B em crianças, em 2022, foi de apenas 77,4%. Quanto à vacina de febre amarela, a cobertura em 2032 ficou em 71,3%.

Cabe destacar que para ajudar nas ações de busca ativa, o Ministério afirmou que serão destinados R$ 2,4 milhões para as ações de multivacinação nos municípios sul-mato-grossenses e outros R$ 241,3 mil serão destinados ao Estado. As equipes do Ministério da Saúde vão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular