31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioEconomiaAgronegócioCalendário de vacinação contra aftosa será invertido em Mato Grosso do Sul

Calendário de vacinação contra aftosa será invertido em Mato Grosso do Sul

Os produtores precisam ficar atentos as mudanças no calendário de vacinação contra a febre aftosa. De acordo com a decisão do Ministério da Agricultura, as etapas de vacinação serão invertidas. 

Então a 1ª etapa, que é em maio, será destinada aos animais jovens, aqueles com até 24 meses. Já na 2ª etapa, que é em novembro, serão vacinados animais de todas as idades.

E atenção: Para o Pantanal, a campanha permanece inalterada e os optantes do mês de maio vacinam 100 % do rebanho e optantes de novembro vacinam 100%.

Daniel Ingold, Diretor Presidente da Iagro, explica que essa inversão será benéfica para o Estado que vacinará todo o rebanho em novembro.

Além do Estado, a vacinação também deve ocorrer dessa forma na Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins, integrantes do Bloco IV do PNEFA.

É importante ressaltar que durante a última campanha, o índice de vacinação alcançou a marca de 99,62% de animais previstos para a etapa. E que a meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. O que nos garantiria a retirada da vacina, e o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre sem vacinação.

Lembrando que em caso de dúvidas, o produtor tem na IAGRO o suporte com todas as informações.

Katiuscia Fernandes – Subcom

Foto: pastoextraordinario

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular