20.8 C
Campo Grande
terça-feira, julho 5, 2022
InícioCulturaCiênciaBolsistas PICTEC conquistam o 1º lugar em evento promovido pela Sociedade Brasileira...

Bolsistas PICTEC conquistam o 1º lugar em evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação

Alunos do 7º semestre do curso Técnico Integrado em Informática do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) Campus Nova Andradina, orientados pelo professor Claudio Zarate Sanavria, conquistaram na última semana a primeira colocação no Concurso de Trabalhos Técnicos do Computer on the Beach 2022, evento anualmente realizado pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí) e com apoio da SBC (Sociedade Brasileira de Computação).

O trabalho “Engenharia de Software e Inclusão de Deficientes Visuais: Uma Proposta de Material Concreto 3-D para Modelagem de Sistemas de Informação”, desenvolvido pelos alunos Helder Gabriel da Silva Pereira, Maria Julia Menezes Lima, Nicolas Santos Floriano, Sara Caroline da Silva e Celio Ferreira de Souza Filho, tem como objetivo o  desenvolvimento, aplicação e análise do potencial pedagógico de um material didático concreto 3-D para apoio ao ensino e aprendizagem de conceitos de modelagem de casos de uso, classes e modelagem relacional de dados, visando a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Esses conteúdos fazem parte da Engenharia de Software, disciplina que integra o currículo de cursos na área de Computação e que abrange uma grande quantidade de diagramas, difíceis de serem lidos por softwares de acessibilidade. Assim, os estudantes modelaram e imprimiram peças 3-D que representam os elementos destes três diagramas, buscando permitir maior aprendizado para estudantes com baixa visão ou deficiência visual total.

Os estudantes são bolsistas do PICTEC, que é o maior programa de iniciação científica da história de Mato Grosso do Sul. O PICTEC é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o coordenador do projeto do IFMS, professor Claudio Zarate Sanavria, o PICTEC demonstrou ser uma excelente iniciativa de fomento à iniciação científica para estudantes de nível médio em Mato Grosso do Sul.

“O PICTEC permite aos alunos experiências que talvez só fossem possíveis numa pós-graduação, como a participação e apresentação de trabalhos em congressos, por exemplo. Além disso, despertou nos estudantes o espírito científico e a vontade de trilhar ainda mais o percurso acadêmico numa futura graduação”, afirmou Claudio.

Antes da participação no Computer on the Beach, os estudantes já haviam sido premiados na 20ª Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), organizada pela USP e realizada no formato online no último mês de março. Na ocasião, dois trabalhos provenientes do projeto foram finalistas e um deles ficou em 4º lugar na categoria Ciências Humanas. (https://febrace.org.br/premiados-e-finalistas/edicao-2022/).

As inscrições da segunda edição do PICTEC estão abertas até o dia 20 de junho de 2022. Alunos e professores da rede pública de ensino de MS, que se interessem por pesquisa, ciência e tecnologia; podem concorrer a bolsas de 400 reais para os alunos (400 bolsas) e 800 reais para os professores/coordenadores dos projetos de pesquisa (100 bolsas). Acesse https://www.fundect.ms.gov.br/pictec/ e saiba mais.

Diogo Rondon, Fundect
Fotos: Divulgação

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular