22.8 C
Campo Grande
sábado, maio 18, 2024
InícioEventosBetinho vota contra veto para manter benefícios a agentes de saúde e...

Betinho vota contra veto para manter benefícios a agentes de saúde e combate a endemias

Durante a sessão desta terça-feira (01) na Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Betinho (Republicanos), foi favorável aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate a endemias. Ele votou contra o veto do Executivo, com objetivo de garantir melhorias nas condições de trabalho dos servidores.

Entenda

A Câmara havia aprovado o projeto Projeto de Lei 10.757/22, que altera dispositivo da Lei 6.127, de 21 de novembro de 2018, garantindo que agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias possam desenvolver, em locais de livre escolha, as duas horas para atividades complementares, como elaboração de planilhas e relatórios.

A categoria reclamava que era obrigada a emitir relatórios diariamente, no entanto não havia nas unidades de saúde do município uma área apropriada, incluindo equipamentos, para que pudessem realizar tal atividade. Tudo era feito de forma improvisada e precária. Com a mudança na Lei, eles poderiam cumprir estas duas horas em home office.

Apesar de ser um pedido feito pelos trabalhadores, o município decidiu vetar a proposta.

No veto, a prefeitura alega invasão de competência e insegurança jurídica aos agentes. Assim, o veto foi levado para votação pelos vereadores nesta terça e caiu. Com a derrubada, a proposta segue para promulgação pelo presidente da Câmara.

Ao votar pela derrubada do veto, Betinho explicou que além de beneficiar a categoria neste ponto, também luta para beneficiá-los por meio do orçamento, uma vez que na condição de presidente da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças do Legislativo, é o relator da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2023.

“Temos feito uma luta intensa para ajudar os trabalhadores. A questão da insalubridade, a gente colocou no orçamento, é algo que foi tirado deles em 96. Assim, o compromisso que temos com essa casa é sempre ser favorável ao trabalhador. Estamos lutando pelas emendas impositivas e esperamos que até quinta, tenhamos boas condições para ajudá-los com o orçamento, já que 50% das emendas são para a Saúde”, destacou.

Renan Nucci
Assessoria de Imprensa do Vereador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular