26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, novembro 29, 2024
InícioGeralBalanço da Sejusp aponta que casos de feminicídio caíram 23% em MS...

Balanço da Sejusp aponta que casos de feminicídio caíram 23% em MS no ano passado na comparação com 2022

Balanço da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) aponta que o crime de feminicídio reduziu 23% em Mato Grosso do Sul no ano passado na comparação com 2022. Durante o ano de 2023, Mato Grosso do Sul teve 31 casos de feminicídio, ou seja, uma queda de 23% se comparado com o ano anterior, que contabilizou 42 mortes, sendo que em Campo Grande o índice caiu 33,33%, de 12 para 8 feminicídios.

É considerado feminicídio o assassinato de mulheres por questões de gênero, ou seja, quando a vítima é mulher e o crime envolve violência doméstica e familiar, ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher. A delegada de Polícia Civil Elaine Benincasa, titular da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à mulher), ressalta que para o ano de 2024 a projeção é de que os crimes contra a mulher diminuam com o apoio e melhoria da rede de proteção e apoio às vítimas.

O Disque-Denúncia 180, criado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, permite denunciar de forma anônima e gratuita e está disponível 24 horas, em todo o Brasil. Vítimas de violência também podem recorrer à Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Brasília, Jardim Imá, em Campo Grande (MS), cujo telefone é o (67) 2020-1300.

Já o Disque 100 é o número da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias de forma rápida e anônima e encaminha o assunto aos órgãos competentes em até 24 horas. Recebendo a denúncia, é feita a análise e o encaminhamento, para que o órgão encarregado tome as devidas providências, dentre eles o Conselho Tutelar e CREAS.

No caso do Disque 190 é o telefone da Polícia Militar que deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. São atendidas: crianças, adolescentes, jovens, adultos e mulheres, ou seja, todas as pessoas que tiverem seus direitos violados ou que desejam receber algum benefício social ou de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular