O promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), tomou posse administrativa como conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), biênio 2026-2028, no dia 9 de fevereiro.
O ato solene foi realizado no gabinete do Presidente do Conselho e Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, em Brasília, recompondo o colegiado que atua no controle administrativo, financeiro e disciplinar da instituição em nível nacional.
Os conselheiros Fernando da Silva Comin, Edvaldo Nilo de Almeida e Ivana Lúcia Franco Cei foram reconduzidos ao cargo, enquanto Alexandre Magno Benites de Lacerda e José de Lima Ramos Pereira exercerão o primeiro mandato no CNMP. A cerimônia de posse ocorrerá em 23 de fevereiro, na sede do CNMP, em Brasília. Nesse dia, tomará posse, também, o procurador de justiça militar Clementino Augusto Ruffeil Rodrigues.
Durante a solenidade de posse, o conselheiro decano do CNMP, Jaime Miranda, representando o presidente Paulo Gonet, cumprimentou os empossados, ressaltando que o momento era de extrema importância tanto para os conselheiros como para a estrutura do CNMP.
Na sequência, os conselheiros assinaram os termos de posse.
Prestigiaram a solenidade de posse a conselheira Fabiana Costa; o secretário-geral, Carlos Vinícius Alves Ribeiro; o secretário-geral adjunto, Michel Betenjane Romano; e os membros da Presidência, Bernardo Cavalcanti e Paulo Afonso de Amorim.
Histórico
Alexandre Magno é membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2004. Sua chegada ao Conselho Nacional é fruto de uma trajetória consolidada pela liderança institucional. Indicado pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e aprovado com ampla margem pelo Senado Federal, ele traz na bagagem a experiência de ter chefiado o MPMS como Procurador-Geral de Justiça por dois mandatos (2020-2022 e 2022-2024).
Antes da nomeação presidencial, ocorrida em setembro de 2025, ele ocupava o cargo de Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico e acumulava anos de gestão estratégica como Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral. Com essa posse, Mato Grosso do Sul reafirma seu protagonismo nas decisões nacionais, assegurando um olhar experiente e técnico em prol do fortalecimento da justiça e da sociedade brasileira.
Lacerda é graduado em direito pela Universidade Católica Dom Bosco. Na mesma unidade de ensino, especializou-se em direito penal e processual penal. Além disso, é mestre em direito penal e garantismo pela Universidade de Girona, na Espanha. O Promotor de Justiça exerceu, também, funções de magistério e publicou artigos e livros.


