23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
InícioGovernoAGEMSAGEMS prepara servidores para uso estratégico da Inteligência Artificial na regulação

AGEMS prepara servidores para uso estratégico da Inteligência Artificial na regulação

 Cerca de 50 servidores de todas as áreas da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) participaram hoje (11) do workshop “IA na Regulação – Do Encanto ao Uso Consciente”, realizado no Living Lab do Sebrae. O evento marcou o primeiro encontro institucional de 2026 voltado à qualificação interna e à inovação, com foco no aprendizado e uso responsável da Inteligência Artificial no setor público.

O workshop foi uma oportunidade de apresentar conceitos fundamentais sobre IA, suas aplicações práticas e os impactos na atividade regulatória, reforçando a tecnologia como ferramenta de apoio ao trabalho técnico, sem substituir o papel humano nas decisões.

Na abertura, o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destacou que a transformação digital é um caminho sem volta e que a Agência irá acompanhar esse movimento.

“O mundo está mudando e a gente tem que mudar junto. Mato Grosso do Sul avançou muito rumo ao digital nos últimos cinco anos, e essa evolução precisa continuar. A tecnologia tem valor, mas o ser humano sempre estará em primeiro lugar. A ideia é aplicar esse novo conhecimento aliado à experiência, às vivências e à capacidade dos nossos servidores. Se conseguirmos caminhar juntos, todos ganham”, afirmou.

A formação ganha importância ainda maior neste momento em que a AGEMS acaba de assumir a coordenação da recém-criada Câmara Técnica de Inteligência Artificial, Inovação Tecnológica e Mudanças Climáticas (CTIAClima) da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR). O diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales Soares, é o coordenador.

“O advento da IA não é motivo para preocupação, pelo contrário. Vamos embarcar nessa inovação e utilizá-la como ferramenta para o nosso bem, para melhores resultados, sempre pensando no ser humano. Estamos vivendo uma nova onda da IA, e precisamos aproveitar esse movimento”, afirmou. “É fundamental estarmos conectados a esse debate, aqui no Estado e em nível nacional. A tecnologia vem para melhorar os trabalhos da regulação e entregar melhores resultados para a sociedade”.

Capacitação técnica com foco na prática

O workshop foi ministrado por Edenilson Oliveira, assistente de Tecnologia na DGE. O profissional é especialista em Inteligência Artificial, privacidade e cibersegurança, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação e certificações internacionais na área de segurança, governança e proteção de dados.

O encontro abordou a história e funcionamento das IAs, modelos de linguagem, plataformas de IA generativa, uso de IA para imagens, áudio e vídeo, engenharia de prompt, agentes de IA, automação e aplicações práticas na regulação, além de uma atividade prática com ferramentas acessíveis aos servidores.

Qualificação contínua e construção coletiva

A diretora de Inovação, Rejane Monteiro, destacou que o workshop inaugura uma nova fase de ações voltadas à capacitação contínua dos servidores.

“Agora que a governança está estruturada, vamos avançar. A ideia é realizar encontros menores, focados, para que nossos servidores avancem em qualificação. É uma construção coletiva, entre todas as nossas Diretorias”, disse. “A Inteligência Artificial passa a fazer parte do nosso trabalho como suporte, nunca substituindo os técnicos, mas fortalecendo a atuação da Agência.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular