25.8 C
Campo Grande
sábado, dezembro 20, 2025
Publicidade
Publicidade
InícioCâmara MunicipalCâmara aprova três peças orçamentárias com recorde de emendas dos vereadores

Câmara aprova três peças orçamentárias com recorde de emendas dos vereadores

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou neste ano três propostas ligadas ao planejamento orçamentário da cidade, com número recorde de emendas propostas pelos vereadores. Foram 1.443 apresentadas e 1.355 incorporadas nos relatórios e aprovadas. Além da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), foi aprovada neste ano o Plano Plurianual para 2026 a 2029.

As emendas buscam aperfeiçoar as propostas apresentadas pelo Executivo, atendendo demandas dos moradores para investimentos na saúde, infraestrutura, educação, assistência social, esporte, cultura e outras áreas importantes para o desenvolvimento da Capital.

O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, ressaltou o trabalho realizado e também o diferencial dessa Legislatura, com vários questionamentos e contribuições às peças orçamentárias. “Tivemos um recorde de emendas analisadas pela comissão, conduzida pelo vereador Otávio Trad. Essa Casa se desdobrou a trabalhar pela população de forma árdua”, afirmou o vereador Papy, que enfatizou o trabalho de fiscalização realizado pelos vereadores.

Relator das três propostas, o vereador Otávio Trad, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa de Leis, ressaltou o amplo trabalho de análise e participação dos vereadores nas três propostas.

“Tivemos um ano bastante intenso do ponto de vista orçamentário, afinal analisamos a tríade orçamentária. No primeiro semestre, a LDO. Depois, o PPA, Plano Plurianual, com diretrizes para próximos quatro anos, com ponto de vista sobre as necessidades da cidade e finalizamos a última semana legislativa com votação da LOA, com o que será investido em Campo Grande no ano de 2026”, pontuou o vereador.

Projetos

Em julho deste ano, foi aprovado o Projeto de Lei 11.777/25, estabelecendo as diretrizes para a Lei Orçamentária de Campo Grande para o exercício financeiro de 2026. Foram 317 emendas apresentadas e 277 emendas aprovadas.

Já em novembro, foi aprovado o Projeto de Lei 12.050/25 do Plano Plurianual, com 347 emendas aprovadas. Foram 390 apresentadas. Trata-se de instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal com objetivo de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, orientar a definição de prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável.

Por fim, em dezembro, na penúltima sessão ordinária do ano, foi aprovado o Projeto de Lei 12.049/25, que estima a receita e fixa despesas do Município de Campo Grande para o exercício financeiro de 2026. Foram 731 emendas aprovadas. No total, os vereadores apresentaram 736 emendas a essa peça orçamentária.

Constam na proposta do Orçamento 317 emendas impositivas, que são indicadas pelos vereadores e obrigatoriamente precisam ser executadas pela prefeitura. Cada vereador destinou R$ 830 mil nesta modalidade de destinação obrigatória, sendo metade deste recurso direcionado para a área da saúde. O relatório final contempla ainda 410 emendas ordinárias e quatro de redação, que promovem alterações no texto da proposição.

“Aguardamos que as emendas impositivas sejam cumpridas e as ideias das emendas ordinárias sejam analisadas pelo Executivo porque os vereadores andam a cidade, sabem dos problemas e contribuem com a peça orçamentária através do que lhe é cobrado no dia a dia”, afirmou o relator, vereador Otávio Trad.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular