25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, dezembro 8, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioGovernoAGEMSAGEMS acompanha operação de usina estratégica que vai garantir qualidade no fornecimento...

AGEMS acompanha operação de usina estratégica que vai garantir qualidade no fornecimento de energia elétrica

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) esteve na usina termelétrica William Arjona, em Campo Grande, para mais uma importante etapa de fiscalização. A ação, realizada em convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem o objetivo de verificar se a unidade está em boas condições de conservação, segurança e operação, além de acompanhar de perto o andamento da manutenção das cinco unidades geradoras de energia da planta.

A fiscalização avalia se tudo está dentro do cronograma previsto, garantindo que a entrega de energia ao Sistema Interligado Nacional aconteça conforme o planejado. A William Arjona foi vencedora de um leilão da Aneel em 2021 e tem previsão de contrato para começar a operar de forma plena em 2026. A boa notícia é que parte da usina vai começar a funcionar antes do previsto, já em agosto de 2025 — 11 meses antes do prazo.

Equipe de engenheiros da AGEMS e da empresa DELTA, responsável pela usina.

Segundo o presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a entrada em operação da usina é estratégica, já que vai ajudar a equilibrar o fornecimento de energia nos momentos de maior demanda, como nos horários de pico, melhorando a qualidade do serviço em todo o país.

“O papel da AGEMS nesse processo é acompanhar de perto, orientar e garantir que tudo esteja sendo feito com qualidade. Temos técnicos altamente capacitados e com grande experiência para realizar esse trabalho com excelência”, destacou Assis.

Já o diretor de Energia e Gás da AGEMS, Matias Gonsales, reforça a importância da visita técnica: “Essa fiscalização nos permite verificar o andamento da recuperação da usina, que vai gerar 177 megawatts. É uma energia que será muito bem-vinda ao sistema nacional e vai ajudar bastante a manter a estabilidade da rede elétrica”, comenta Gonsales.

Durante a inspeção, a equipe composta pelos engenheiros Edson Delgado e Luiz Brás checou informações atualizadas da planta, como dados técnicos, responsáveis legais e operacionais, fornecedores, sistemas de comunicação e até os equipamentos de reposição, caso ocorram falhas no futuro. Tudo isso é fundamental para garantir que a usina cumpra os prazos e comece a entregar energia com segurança e eficiência.

 Porque fiscalizar é importante?

A regulação e fiscalização no setor de energia elétrica em Mato Grosso do Sul são fundamentais para garantir que os serviços prestados à população sejam de qualidade, seguros e contínuos. A atuação da agência reguladora assegura que as distribuidoras cumpram normas técnicas e contratuais, promovendo o equilíbrio entre os interesses dos consumidores, que demandam tarifas justas e bom atendimento, e os das empresas, que precisam de previsibilidade para investir. Além disso, a fiscalização contribui para a expansão responsável da rede elétrica, o combate a perdas e irregularidades, e a promoção de ações sustentáveis, como o incentivo à eficiência energética e à transição para fontes renováveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular