Na manhã desta segunda-feira (14), o deputado federal Vander Loubet, recém-eleito presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul, reuniu parlamentares e lideranças do PT-MS para dar início à discussão de questões estratégicas para a sigla.
Sobre o Processo de Eleição Direta (PED), realizado em 6 de julho, Vander e as demais lideranças celebraram o resultado final do processo. Este ano, 8.123 filiados e filiadas participaram da votação interna em Mato Grosso do Sul, o que representou um aumento de 98,46% em comparação ao PED de 2019, quando apenas 5.753 petistas compareceram à eleição interna. No Brasil todo, o incremento no número de votantes foi de 74%.
O grupo também fez uma análise das conjunturas estadual e nacional e decidiu tomar a iniciativa de abrir conversas oficiais com o ex-deputado Fábio Trad e com a ministra Simone Tebet, sempre sob a ótica de fortalecer o palanque da candidatura à reeleição de Lula no estado. Posteriormente, o PT-MS estará avaliando sua situação em relação ao Governo do Estado, que dependerá dos caminhos que o governador Eduardo Riedel decidirá seguir em relação a 2026.
Participaram da reunião a deputada federal Camila Jara; os deputados estaduais Zeca do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane; os vereadores de Campo Grande Jean Ferreira e Landmark Rios; os superintendentes regionais do Incra e da SPU, Paulinho Roberto e Tiago Botelho; o atual presidente do PT-MS, Vladimir Ferreira; o coordenador da corrente interna RS em MS, Sandro Omar; e o advogado e filiado Ronaldo Franco.


