29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCulturaCurta-metragem produzido para o Dia da Consciência Negra tem participação dos alunos...

Curta-metragem produzido para o Dia da Consciência Negra tem participação dos alunos da EMEI Tia Eva

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tia Eva, localizada na comunidade de mesmo nome em Campo Grande, participaram da produção de um curta-metragem que será exibido como parte das ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra – que é no dia 20 de novembro.

Algumas das crianças que fizeram parte da produção, são descendentes da Tia Eva – Eva Maria de Jesus -, ex-escrava que fundou a comunidade negra – remanescente de quilombo – da Igrejinha de São Benedito, em 1910.

O envolvimento das crianças com a produção tem o objetivo de oferecer uma linguagem mais lúdica sobre a história da Tia Eva, já que na maioria das vezes os ensinamentos são transmitidos de forma oral pelos descendentes da comunidade. Com a participação das crianças da Emei no vídeo, a unidade escolar também pretende criar um acerto que possa ajudar a contar e perpetuar a história da comunidade.

O trabalho é realizado em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com a participação de acadêmicos dos cursos dos cursos de Pedagogia, Nutrição, e Psicologia, além da gravação feita pelo Laboratório de Comunicação (Labcom).

“A ideia é deixar bem infantil, musical, com ruídos de passarinho, cavalo. Com as crianças contando histórias para elas mesmas. Pensamos em algo bem lúdico”, afirmou Marcelo Santos, produtor audiovisual da UCDB.

O projeto tomou forma por meio de uma pesquisa que está sendo realizada desde o início do ano letivo. As famílias dos alunos e todos os professores da Emei fizeram um processo investigativo sobre a história da comunidade e as questões étnico raciais.

“Todos os anos a Universidade propõe uma parceria com a Emei. Todos os anos fazemos atividade na comunidade, mas por conta da pandemia apostamos em fazer um curta metragem para os alunos e toda comunidade. Pretendemos expor o vídeo. As crianças estão gostando de produzir”, disse a diretora da unidade escolar, Cleidevana Maria Chagas.

ÚLTIMAS GALERIAS

26/10/2021PERSPECTIVAS FUTURAS DE ENFRENTAMENTO À COVID-19 E MEDIDAS DE FLEXIBILIZAÇÃO SÃO DISCUTIDAS NA CAPITAL

ÚLTIMOS VÍDEOS

17/09/2021M1NUTO CAMPO GRANDE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular