Ligações indesejadas recebidas por elevado número de consumidores têm motivado índice bastante elevado de ações da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS por meio do Bloqueio de Telemarketing –Bloqtel, visando impedir que novas ligações sejam realizadas aos cidadãos que se sentem prejudicados.
Por meio do cadastro Bloqtel, que é parte integrante do site procon.ms.gov.br, o órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho –Sedhast, tem garantido às pessoas a paralização dos contatos que não são de seus interesses.
Para se ter ideia, somente no período de maio a início de outubro em curso, foram bloqueados 11.070 telefones. As maiores incidências ocorreram nos meses de julho com 6 646 bloqueios, agosto com 1 171 e maio com 1 114. A quantidade elevada é fruto de denúncias realizadas por pessoas em período anterior ao tido como referência.
Já em se tratando de novos registros, foram 715 no período. Setembro foi o mês de maior número com 179 seguido de agosto com 152 e junho com 138. Todo cidadão que estiver sendo alvo de incômodo, recebendo ligações, tem oportunidade de evitar acessando o Bloqtel por meio do site do Procon Estadual.
Waldemar Hozano – Assessoria de Comunicação – Procon/MS
Foto: Procon/MS