A AGEMS continua expandindo suas ações para fortalecer a regulação e fiscalização dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos e limpeza urbana nos municípios conveniados. Atualmente, a AGEMS mantém 38 convênios com prefeituras, assegurando uma gestão mais eficiente dos serviços essenciais de saneamento.
A atuação da Agência inclui visitas técnicas, fiscalizações, suporte técnico e orientações aos municípios, garantindo eficiência e sustentabilidade na prestação dos serviços. Desde o início do cronograma de visitas, em 2023, foram realizadas inspeções detalhadas em 20 municípios conveniados até 2024. Para 2025, a previsão é ampliar esse alcance com a fiscalização de mais 18 cidades.
“A AGEMS está comprometida em garantir que os serviços essenciais de saneamento cheguem à população com qualidade e eficiência. Desde o início temos atuado de forma constante em favor do meio ambiente e com a ampliação da nossa atuação, fortalecemos a parceria com os municípios para que a gestão dos resíduos seja mais sustentável e eficaz, trazendo benefícios diretos para a sociedade”, destaca o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Sustentabilidade
O cuidado ambiental é um dos pilares da regulação dos resíduos sólidos, garantindo um futuro sustentável para as próximas gerações. Em Mato Grosso do Sul, a AGEMS tem trabalhado lado a lado com os municípios na implementação de práticas e políticas ambientais que favoreçam a destinação correta dos resíduos.
“Nosso objetivo é garantir que cada município conveniado tenha suporte técnico e regulatório para aprimorar seus serviços de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos. O fortalecimento dessas ações permite que as cidades avancem em políticas ambientais mais eficientes e sustentáveis, reduzindo impactos negativos e promovendo melhorias contínuas na gestão dos resíduos. Com certeza vamos avançar muito em 2025”, afirma a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto.
Atuação técnica
Na prática, os técnicos da AGEMS na percorrem os municípios para avaliar a qualidade dos serviços prestados e identificar possíveis melhorias. Durante as visitas, são analisadas as estruturas locais de coleta, triagem, transbordo e destinação final dos resíduos. As visitas mais recentes foram realizadas em Maracaju, Antônio João e Ponta Porã.
“A atuação da AGEMS vai além da fiscalização. Trabalhamos para orientar e apoiar os municípios na implementação de boas práticas, garantindo que os resíduos sejam manejados de forma adequada. Além disso, há uma preocupação constante com a saúde pública, pois um sistema eficiente de gestão de resíduos reduz riscos sanitários e ambientais, beneficiando diretamente toda a população”, conclui a coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, Danielle Vendimiatti.
Saúde Pública
Dados do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) indicam que uma parcela significativa dos criadouros do mosquito está associada ao descarte inadequado de lixo.
Diante disso, a AGEMS tem reforçado ações junto aos municípios para minimizar esse problema, promovendo campanhas de conscientização e incentivando melhorias na infraestrutura de coleta e destinação dos resíduos.
A programação de visitas seguirá ao longo de 2025, reafirmando o compromisso da Agência com a qualidade dos serviços regulados e com o bem-estar da população sul-mato-grossense.
Programação das visitas – Resíduos Sólidos 2025
- Três Lagoas – 18 de fevereiro
- Inocência – 20 de fevereiro
- Chapadão do Sul – 18 de março
- Alcinópolis – 19 de março
- Figueirão – 20 de março
- Sonora – 15 de abril
- Coxim – 16 de abril
- Rio Verde de Mato Grosso – 17 de abril
- Rio Brilhante – 30 de abril
- Porto Murtinho – 10 de junho
- Guia Lopes da Laguna – 12 de junho
- Aral Moreira – 9 de julho
- Deodápolis – 5 de agosto
- Angélica – 6 de agosto
- Dois Irmãos do Buriti – 11 de agosto
- Rio Negro – 14 de agosto
- Eldorado – 19 de agosto
- Itaquiraí – 20 de agosto