O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul esteve presente no 1º Encontro Anual de Assessores de Comunicação dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado no dia 14 de novembro, no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). O evento, que reuniu representantes de 21 Estados e do Distrito Federal, teve como tema central a “Linguagem Simples” e foi uma oportunidade significativa para promover a troca de experiências e boas práticas entre os assessores de comunicação dos tribunais.
O encontro teve início com as palavras de boas-vindas do presidente do TJSP, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, que destacou a importância da linguagem simples no acesso à informação pelo cidadão. Ele ressaltou que uma comunicação clara e acessível é fundamental para a compreensão dos direitos e deveres dos cidadãos em relação ao Poder Judiciário.
Durante o evento, a diretora de Comunicação do TJSP, Rosângela Sanches, enfatizou a relevância da troca de experiências entre os assessores, destacando que, apesar das diferenças entre os tribunais, todos enfrentam desafios semelhantes na comunicação.
No evento, também foi realizada a Roda de conversa: Guia de linguagem simples unificado e outros temas de Comunicação, com os assessores Cecília Abbati (TJSP), Felipe Barreto (TJRJ), Kezia Reis (TJTO) e Carlos Kuntzel (TJMS).
Carta de São Paulo
Ao final do encontro, foi divulgada a Carta de São Paulo, que trouxe importantes diretrizes para os tribunais. Entre os principais pontos, estão a necessidade de participação ativa dos assessores nas ações e projetos dos tribunais; a elaboração de um manual conjunto de linguagem simples; a realização de capacitações específicas para todos os integrantes dos tribunais, focando em técnicas de comunicação clara; e a recomendação de que as Assessorias de Comunicação tenham a estrutura adequada, com profissionais capacitados em diversas áreas como texto, fotografia e redes sociais.
Próximos passos
O 2º Encontro Anual de Assessores de Comunicação da Justiça Estadual está agendado para abril de 2025, em Belo Horizonte, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O tema do próximo encontro será relacionado à Inteligência Artificial, sinalizando a continuidade das discussões sobre a modernização e acessibilidade da comunicação no Judiciário.
A participação do TJMS nesse evento reafirma o compromisso do Tribunal em adotar práticas de comunicação que favoreçam a transparência e a inclusão, promovendo um Judiciário mais próximo da sociedade.