24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, novembro 15, 2024
InícioJustiçaTJ-MSTJMS participa do 3º Encontro dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário

TJMS participa do 3º Encontro dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul participa do 3º Encontro dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário, que teve início na última terça-feira, 12 de novembro, e seguirá até o dia 14, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e na Escola Judicial do Poder Judiciário do Pará. Com o tema “Inteligência da Amazônia: saberes e soluções inovadoras para a Justiça”, o evento reúne magistrados, especialistas e colaboradores de todo o país para discutir inovações e melhorias no sistema judiciário.

A abertura do encontro foi marcada por palavras de agradecimento do vice-presidente do TJPA, desembargador Roberto Gonçalves de Moura, que ressaltou a importância da colaboração entre os participantes para a melhoria das práticas jurídicas.

Representante do Tribunal de Justiça de MS no evento, o desembargador Marcelo Câmara Rasslan destacou a relevância do encontro para a promoção de uma justiça mais eficiente e acessível. “Um evento extraordinário, desde o início, mostrando claramente a importância desses Centros de Inteligência do Judiciário para facilitar a vida dos juízes e dos tribunais”, disse Rasslan.

Ele também abordou a necessidade de trabalhar o processo de forma estrutural e combater a litigância predatória. “A litigância predatória não deve ser considerada apenas vinculada às questões de massa, mas também como uma forma de obrigar o Judiciário a reavaliar questões já decididas ou dividir uma única ação em várias, dificultando a defesa do réu”, destacou.

O desembargador enfatizou a importância de investimentos em tecnologia da informação para a celeridade do Judiciário e a efetividade das decisões. “Não há como escapar de investimento nessa área. É fundamental que os tribunais concentrem esforços e recursos para atender aos desejos da população de forma segura”, completou.

O encontro segue com uma programação rica em mesas de debate e oficinas, abordando temas como Cooperação Judiciária, Demandas Predatórias e a Atuação do Poder Judiciário em relação aos Precedentes Qualificados. A conferência de encerramento do evento será com o ministro Sérgio Luiz Kukina, do STJ, que discutirá “O Impacto dos Precedentes Vinculantes no Âmbito da Litigiosidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular