Candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, a prefeita Adriane Lopes (PP) participou neste sábado (14) da 3ª etapa do Circuito Alfa Mulheres na Pecuária, realizada no Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG). O evento é dedicado às mulheres que fazem a diferença no setor agropecuário. Adriane tem como sua principal apoiadora a ex-ministra da Agricultura, senadora Tereza Cristina (PP), referência na defesa de políticas públicas para o setor.
A prefeita Adriane Lopes destacou a importância da realização do evento organizado pelas mulheres do agro de Campo Grande. “As mulheres do Agro de Campo Grande fazem a diferença na nossa economia e a realização de um evento deste tamanho incentiva a inserção de mulheres em outras áreas de destaque”, disse.
Parceira do agronegócio, Adriane Lopes implantou durante a sua gestão frente à prefeitura de Campo Grande o programa ‘Agro Forte e Sustentável’ (Lei 7.162/23), que tem como objetivo dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas do agronegócio, envolvendo o fornecimento de insumos, máquinas e equipamento para plantio, transporte e limpeza de áreas rurais.
“Esse programa beneficia produtores cadastrados e que possuem o agronegócio como atividade econômica ou meio de subsistência e está no nosso Plano de Governo seguir fornecendo condições para que a produção continue abastecendo a mesa dos campo-grandenses”, afirmou a prefeita.
Adriane conduziu tratativas com produtores rurais para reduzir os valores do Imposto Territorial Rural (ITR), atendendo a uma antiga reivindicação do setor. As negociações, iniciadas em 2023 e concluídas este ano, resultaram em uma redução de mais de 18% no imposto para terras de boa aptidão para lavoura e de 3,6% em outras categorias. A decisão equilibrou as necessidades dos produtores e da gestão pública, valorizando o diálogo participativo que marcou o processo.
Outro ponto destacado pela prefeita é a capacidade de produção de Campo Grande no setor do agronegócio. “Quando estivemos no Chile conversando com os ministros da economia e dos transportes, por conta da Rota Bioceânica que hoje é uma realidade para a nossa cidade, eles deixaram claro que querem a nossa carne, as nossas frutas, ou seja tudo aquilo que produzimos. Somente nesta Rota, temos um mercado consumidor de 20 milhões de pessoas, e isso será muito bom para todos nós”, destacou Adriane Lopes.
Em sua gestão, a prefeita Adriane tem priorizado as questões que envolvem o agronegócio em Campo Grande. Um exemplo disso é que toda parte de infraestrutura incluindo de vias, pontes e estradas vicinais foram requalificadas e vão facilitar o escoamento da produção.
A proposta para um próximo mandato é fortalecer o Programa Agro Forte e Sustentável, oferecendo insumos, máquinas e apoio técnico para pequenos, médios e grandes produtores rurais. A iniciativa visa expandir o uso de tecnologias sustentáveis, aumentar a produtividade e preservar o meio ambiente, beneficiando mais de 1.000 famílias.
A infraestrutura rural será priorizada, com recuperação de estradas e pontes, além da ampliação da conectividade digital e eletrificação rural. A prefeita também pretende incentivar feiras e capacitações técnicas, promover a agricultura familiar e desenvolver uma mão de obra qualificada, focando na inovação tecnológica e na diversificação da economia local. “Com estas ações, nós melhoramos as condições dos produtores e colaboramos com o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, finalizou.