O espaço do 12º Drive Thru da Reciclagem foi sala de aula, laboratório e vitrine sobre descarte de resíduos, reuso, economia criativa e conscientização ambiental para estudantes de três escolas nesta quinta-feira (6). A coordenação de educação ambiental da Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da Agência Estadual de Regulação (AGEMS) está promovendo durante os três dias do evento um circuito educativo.
No estande da Agência, na tenda de palestras e nas bancas dos parceiros, crianças e jovens aprendem, questionam e se surpreendem com as mais diversas possibilidades de reciclagem. E não apenas isso: eles são convidados a se tornarem agentes de transformação, com 10 Missões Especiais para executar e disseminar no meio onde vivem:
Economize energia
Use produtos recicláveis
Separe e descarte em local adequado
Fique de olho em vazamentos
Vaso sanitário não é lixeira
Evite desperdício de água
Reuse ou conserte
Doe ou troque
Recolha seus resíduos em passeios
Respeite e cuide
Mateus Nunes da Silva tem 17 anos e cursa o Ensino Médio na Escola Estadual Aracy Eudociak. Depois de visitar o Drive Thru, contou que se surpreendeu em ver exemplos de atitudes e projetos que já estão dando resultado e o quanto é ampla a quantidade de materiais que podem ser reciclados.
“Óleo de cozinha para fazer sabão, todo tipo de em embalagem plástica, aparelhos eletrônicos – que eu admito que já descartei bastante e agora sei que tem empresas que se dedicam a fazer o descarte correto e biologicamente amigável para o meio ambiente. Acho que isso é simplesmente magnífico”, disse.
Aprendizado, teoria e prática
Em uma das principais atividades, a turma de Mateus pôde conhecer em detalhes o programa Lixo Zero, do Hospital São Julião, apresentado pelo gestor de política ambiental da unidade, Bruno Madalleno.
A professora de Biologia Jessica Dias está desenvolvendo com a turma do 2º ano conteúdo relacionado às ações humanas e seu impacto e levou o grupo ao Drive Thru para viver a experiência de mais consciência em relação ao meio ambiente.
“O que nós vimos aqui reforçou tudo aquilo que a gente discute em sala de aula, mas que às vezes, só ouvindo o professor falar, os alunos não têm a ideia de como é na prática. Então, foi bem interessante, muito valioso, porque eles viram de perto que tem como fazer, que não é só a teoria que apresentamos na escola”.
Lixo Zero
Quem também aproveitou o circuito educativo foi um grupo da escola Estadual Padre Franco Delpiano. A unidade de ensino funciona dentro do São Julião e, assim como o hospital, está desenvolvendo um programa rumo ao Lixo Zero.
Da Escola Municipal Padre Heitor Castoldi, foram os pequenos do ensino fundamental que também tiveram uma tarde de aula sobre preservação ambiental e atitudes conscientes.
Para reforçar, lembrar e serem multiplicadores do que aprenderam, os alunos que passam pelas atividades no Drive Thru recebem da AGEMS uma ecobag personalizada, com cartilhas e muitas informações e dicas práticas.