O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, recebeu na manhã desta segunda-feira (29), a professora Ângela Maria Costa, coordenadora da Aliança pela Infância, que veio convidar e pedir apoio aos vereadores para mais uma edição da Semana Mundial do Brincar! Que tem como foco sensibilizar e mobilizar famílias, educadores, adultos e brincantes de todas as idades para que ofereçam tempo e espaço ao brincar das crianças. O vereador Professor Juari, Dani Kanitz e Kátia Motti, também participaram da reunião.
“A Aliança pela Infância – Campo Grande/MS, que desenvolve e inspira essa iniciativa desde 2008, está propondo “Vem pra Roda – no Ritmo do Brincar!” como tema das atividades em 2024. Nesta semana – que vai acontecer de 25 de maio a 2 de junho em todo país – uma semente será plantada, mas a ideia é que o valor do brincar seja cultivado em todos os momentos. Como sempre, as atividades são abertas, promovidas voluntariamente por pessoas, grupos, organizações unidas ao poder público, sensíveis ao encantamento das crianças. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, que envolvem música, arte, teatro, dança, leitura, contação de histórias e manifestações culturais tradicionais e outras ações. O importante é que se trata do brincar livre, com brinquedos não estruturados, em que as crianças encantam o lugar com suas brincadeiras”, discorre o convite entregue pela professora.
O tema escolhido para as atividades de 2024 busca chamar atenção para a necessidade de se abrir espaços para o brincar. A ideia é que famílias, educadores e crianças por meio de uma grande ciranda, estimulem e propiciem lugar e tempo para a criança brincar. As atividades da Semana são pensadas para que os pequenos e grandes possam, com sua criatividade e imaginação, encantar ruas, praças, casas e escolas.
Serviço – Abrindo a semana – dia 25 de maio – com o evento – DEIXA BRINCAR – UMA TARDE DE LAZER em sua 10ª edição. Um evento já consolidado em nossa cidade, com a participação de mais de MIL crianças em sua última edição (2019).