A Prefeitura de Campo Grande inaugurou nesta quinta-feira (11), um refeitório que também poderá ser utilizado como sala multiuso, na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). O espaço, que comporta 60 pessoas, foi planejado para proporcionar o bem-estar dos servidores que realizam o intervalo do almoço e passam grande parte do seu dia no local de trabalho.
O local atenderá servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Secretaria Municipal de Gestão (Seges), que contarão com equipamentos com micro-ondas, bebedouro, ar-condicionado, geladeira, mesas e cadeiras, além de televisão e datashow. A estimativa é que pelo menos 300 servidores almocem no prédio.
Para a servidora Patrícia Tatiane de Lima, que está há 18 anos no serviço público municipal, o refeitório representa praticidade e comodidade. “Para nós, que trabalhamos na Central de Atendimento ao Cidadão, ter o refeitório é uma comodidade que os servidores precisavam. Essa iniciativa valoriza o servidor que precisa permanecer no local de trabalho, facilitará o seu dia a dia, já que não precisará se deslocar, enfrentar filas em restaurantes, trafegar no trânsito entre outras situações. Parabéns pela iniciativa”.
A servidora Karina Gonçalves de Souza, que atua há dez anos na CAC, comenta que o local trará privacidade no momento das refeições. “Antes tínhamos que almoçar nas salas, ou até mesmo no estacionamento aberto, agora teremos um local apropriado, com o conforto merecido e com os equipamentos necessários para que todos utilizem da melhor forma”.
A prefeita Adriane Lopes destaca que Prefeitura tem atuado para proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores. “E essa é mais uma conquista que a Prefeitura oportuniza aos servidores. Entender a rotina dos servidores de cada secretaria e como eles são tratados é essencial para proporcionar as mudanças necessárias. E muitas das vezes o servidor passa mais tempo no seu local de trabalho do que na sua própria residência, então eles merecem ter dignidade no local de trabalho”, disse.
O gerente administrativo da CAC, Fausto Azevedo Plaes, pontua a relevância do espaço que também atenderá como sala multiuso. “Além de refeitório, quando for necessário, as secretarias poderão usufruir do espaço para apresentações, reuniões, capacitações, entre outros. É um ganho para os mais de mil servidores que trabalham na Central de Atendimento ao Cidadão”.
A secretária municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Katia Sarturi, enfatiza que o espaço deverá promover conforto, contribuindo para a melhora na qualidade de vida desses servidores “Estou muito feliz com essa entrega, um local que também irei utilizar. É muito mais que um refeitório, o espaço deve proporcionar conforto para os servidores desfrutarem de suas refeições em um ambiente agradável, promovendo, inclusive, a socialização entre colegas. Isso acaba por contribuir para a satisfação no trabalho e melhora do clima organizacional, além da possibilidade de outras atividades que poderão ser realizadas”, comenta.
Para o procurador-geral do Município, Alexandre Ávalo, o espaço é essencial e marca o cuidado humanizado da Prefeitura. Já a secretária municipal de Gestão, Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari, lembra que esta foi uma construção em conjunto, onde todas as secretarias puderam contribuir. Por fim, a titular da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Hokama, destaca que o espaço multifuncional será otimizado em sua utilização.