O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul promoveu na última terça-feira (26) o encontro que reuniu chefes e supervisores dos setores que compõem o TCE-MS, que teve como tema central a saúde mental dos servidores. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com a gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida e o setor de Psicologia da Corte de Contas.
“Vemos que o papel do líder [chefe] na saúde mental da equipe é de fundamental importância e merece cuidado, porque ele tanto pode adoecer sua equipe como também proporcionar uma maior qualidade de vida, integração e melhor produtividade aos seus liderados. Pensando no bem-estar físico e, principalmente, emocional dos servidores é que o TCE-MS promove essa primeira palestra sobre a importância do papel de cada liderança”, destacou a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Elaine Góis.
Conforme destaca a psicóloga Carla Lehn, a ideia surgiu de uma solicitação feita por chefes de setores que pediram ajuda para lidarem no acolhimento ao servidor que possa apresentar problemas como ansiedade, estresse ou depressão.
“Para ajudar nessas situações, apresentamos aos chefes e supervisores um novo projeto, o – Café com Psicólogo. Nossa experiência atuando à frente da promoção de saúde mental mostra que há muito trabalho a ser feito, mas que muitas vezes os servidores se sentem desconfortáveis de ir até nós. Foi pensando numa forma de diminuir a distância que pensamos num modo de irmos até eles. Por isso lançamos esse projeto em que o psicólogo é quem vai se aproximar do servidor, ao invés do servidor ter que procurar pelo psicólogo”, explicou Carla Lehn.
A psicóloga ainda pontuou que o programa vai permitir a participação do corpo de psicólogos do TCE-MS no dia a dia dos setores, vai ajudar na avaliação do comportamento dos servidores e na análise completa do ambiente organizacional. “Dessa forma vamos identificar os problemas e vamos traçar medidas para oferecer condições adequadas para que todos consigam desempenhar um bom trabalho e construir relações saudáveis”.
Para a psicóloga Débora Santiago, o ‘Café com Psicólogo’ será de grande valia na aproximação e desmistificação de alguns preconceitos e medos em relação ao trabalho desenvolvido pelos profissionais no âmbito da Corte de Contas. “Como alguns servidores ficam envergonhados até de irem à sala da psicologia, pensando nisso, com o programa, vamos levar a psicologia até o setor, fazendo um café, uma conversa, uma dinâmica de grupo, de liderança sobre alguns temas específicos, que eles se sintam cada vez mais abraçados por todos”, finalizou.
Além da apresentação do projeto, o evento contou com uma palestra proferida pelo psiquiatra Beverly Martinez.