A Câmara Municipal de Campo Grande lança, nesta terça-feira, dia 7 de novembro, o Programa Especial Novembro Azul, voltado à saúde do homem e prevenção do câncer de próstata. O vereador Dr. Jamal, médico urologista e membro da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, respondeu a vários questionamentos, esclarecendo as principais informações sobre exames preventivos, diagnóstico e tratamento.
A entrevista, conduzida pelo jornalista Pio Lopez, contou com a participação de Marcelo Moraes e Claudeci Barbosa, pacientes do Dr. Jamal que fizeram perguntas e deram seus depoimentos sobre a busca por exames ou tratamento.
“Todo homem a partir dos 40 anos deve fazer seus exames preventivos, independente se sente ou não sintomas. O que se observa é que vários não sentem nada e não vão fazer. Tem que ir, pois é uma doença silenciosa”, orientou o vereador Jamal, sobre a procura pela consulta com o especialista.
O vereador lembrou que 80% dos pacientes não apresentam sintomas e, por isso, a necessidade dos exames serem realizados anualmente, como ultrassom e PSA (coleta de sangue). “Os outros 20% podem ter dificuldade para urinar, acordar várias vezes à noite para urinar”, citou como um dos sintomas. Sangramento e dificuldade de ereção podem também estar entre os sinais.
No caso de algum dos sintomas ou familiar com histórico de câncer de próstata, é importante procurar o médico antes mesmo dos 40 anos, alertou o Dr. Jamal. A conversa contemplou ainda informações gerais sobre a saúde do homem. A partir dos 40 anos, além da ida ao urologista, o homem precisa manter na sua rotina de cuidados as consultas com cardiologista, oftalmologista e dentista, reforçou o vereador, durante a entrevista.
O Especial Novembro Azul será divulgado nesta terça-feira, dia 7, às 8h50, no Programa Expediente, que vai ao ar pela Rede E (Educativa), no canal 4.2. Também será exibido nesta terça-feira, às 19h15, pela TV Assembleia, nos canais 7.2 (TV aberta) e 9 da Net.