27.8 C
Campo Grande
sábado, novembro 23, 2024
InícioGovernoGovernador lança Festival América do Sul com mais de 120 atrações culturais

Governador lança Festival América do Sul com mais de 120 atrações culturais

De 9 a 12 de novembro, Corumbá volta a celebrar a América Latina por meio do tradicional FAS (Festival América do Sul). Serão mais de 120 atrações culturais do Brasil e de outros países, incluindo apresentações musicais, de teatro, circo, dança, artes visuais, moda e oralidade com 15 horas de programação diária em um dos biomas mais importantes do mundo: o Pantanal.

Para tudo ficar perfeito, cerca de 500 pessoas estão envolvidas diretamente, incluindo técnicos e artistas. Entre as principais atrações do FAS 2023 estão Amado Batista (9/11), Neguinho da Beija-Flor (10/11), Criolo (11/11) e Frejat (12/11), porém o FAS vai muito além dessas apresentações nacionais.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância do Festival para a cultura e para a economia de Corumbá e afirmou que a concretização da Rota Bioceânica tem aproximado ainda mais os países sul-americanos. “Estamos vivendo um momento muito forte de integração por conta da Rota Bioceânica e a cultura tem um papel fundamental”, disse.

Neste ano, o Festival, que está em sua 17ª edição, contará com o Casarão Cultural, com apresentação de músicos de outros estados do Brasil, e a Catedral Erudita, uma programação voltada para a música clássica e instrumental nas escadarias das igrejas.

O evento vai enfatizar ainda o recolhimento de resíduos, estimulando práticas sustentáveis. A expectativa de público é de 140 mil pessoas nos quatro dias. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (31) em coletiva à imprensa, no auditório da governadoria, que marcou o lançamento do FAS 2023.

Coletiva Festival América do Sul Foto Saul Schramm
Governador Eduardo Riedel lançou Festival América do Sul 2023 (Foto: Saul Schramm)
O diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes, fez questão de ressaltar a participação da população de Corumbá, que opinou por meio de audiência pública. “Ouvimos a sociedade civil para chegarmos a toda essa diversidade”, declarou.

Já o presidente de Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, diz que a cidade “está de portas abertas” para receber quem for prestigiar o festival. “Esse evento marca o nosso cotidiano. São as manifestações que fortalecem nossos artistas e que a nossa cidade merece. Esse festival é um dos maiores eventos do nosso Estado e tem uma programação muito rica”, enalteceu.

O secretário Marcelo Miranda (Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) falou da dedicação para fazer do evento um espetáculo único. “Preparamos o Festival com bastante carinho. Fizemos audiência pública, ouvimos a população. É um evento gerador de turismo e renda”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular