26.8 C
Campo Grande
sábado, setembro 28, 2024
 
 
InícioPolíticaAssembleia LegislativaProjeto de Kemp sobre mês de conscientização sobre saúde mental materna vira...

Projeto de Kemp sobre mês de conscientização sobre saúde mental materna vira lei

A partir desta terça-feira (10), nova norma está em vigor em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. De autoria do deputado Pedro Kemp (PT), a Lei 6.121/2023, institui no Estado o Mês Maio Furta-Cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. O Mês Maio Furta-Cor passa a integrar o Calendário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.

Reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo poderão ser realizados como ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção, entre outras ações, priorizando a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna, e incentivar órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada a se engajarem na campanha de promoção da saúde mental materna.

Pedro Kemp divulgou um dado ao apresentar a proposta que originou a norma sancionada hoje. “O sofrimento mental das mulheres-mães podem ser tão intensos ao ponto de levá-las ao suicídio, sendo esta uma das principais causas de morte de mulheres no primeiro ano após o parto. Enquanto 3,7 mulheres suicidam-se no pós-parto a cada 100.000 nascidos vivos, 1,92 mulheres morrem de hemorragia pós-parto. Por isso é importante a conscientização sobre a importância do cuidado no período de puerpério da mulher”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular