O deputado federal Vander Luiz dos Santos Loubet (PT-MS), mais conhecido como “Vander Loubet”, tem uma história marcada pela luta em favor dos moradores de Mato Grosso do Sul. Bancário e bacharel em Direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), ele é casado com Roseli, pai de Tamara e de Bernardo e avô de Liz e Maya.
Nasceu em Porto Murtinho, em 22 de janeiro de 1964, filho de Bernardo Loubet, um militar da reserva do Exército Brasileiro já falecido, com Aparecida Loubet, a “Dona Beca”. Mudou-se para Campo Grande em 1981, ainda adolescente, para estudar e batalhar por uma vida melhor.
No mesmo ano, passou a atuar no movimento estudantil secundarista (na antiga Escola Mace) e, posteriormente, universitário (na antiga Fucmat, atual UCDB). Também deu os primeiros passos na política como um dos fundadores do PT em Mato Grosso do Sul.
Três anos depois, em 1984, como funcionário do extinto Banco Banorte, ingressou no Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, onde iniciou sua trajetória de luta pelos direitos dos trabalhadores dessa categoria.
Entre 1991 e 1998, Vander foi chefe de gabinete de Zeca do PT, primeiro deputado estadual do partido no Estado. Nesse período, ajudou o mandato de Zeca a criar uma forte relação com os movimentos sociais e sindicais na luta pela defesa dos servidores públicos, dos trabalhadores rurais sem-terra e dos povos indígenas.
Em 1995, foi eleito foi presidente do Diretório Municipal do PT de Campo Grande e, após coordenar a campanha vitoriosa de Zeca para o Governo do Estado na eleição de 1998, Vander foi secretário estadual de Governo e secretário estadual de Infraestrutura, Obras e Habitação entre 1999 e 2002, período no qual foi peça fundamental na elaboração e na execução dos programas, obras e ações que modernizaram e transformaram Mato Grosso do Sul e seus municípios.
Em 2001, foi eleito presidente do Diretório Estadual do PT, disputando, no ano seguinte, sua primeira eleição e sendo eleito deputado federal com 101 mil votos, o mais votado da história de Mato Grosso do Sul até então. Foi ator decisivo na construção do Governo Lula, ajudando a aprovar na Câmara dos Deputados os projetos e medidas que tiraram 28 milhões de pessoas da pobreza absoluta, que fizeram 36 milhões de pessoas ascenderam à classe média e que garantiram ao Brasil um período de forte crescimento econômico e aumento do poder aquisitivo da classe trabalhadora.
A atuação de Vander na Câmara Federal ganhou o reconhecimento da população. Foi reeleito em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022, sendo o único deputado federal da história de Mato Grosso do Sul a cumprir seis mandatos consecutivos em Brasília (DF).
Atuação política
Vander Loubet é um deputado federal reconhecido por prefeitos, vereadores e lideranças, de todos os partidos, por sua grande capacidade de viabilizar e liberar recursos federais. Desde 2003, garantiu R$ 1,8 bilhão para Mato Grosso do Sul (Estado e municípios), recursos oriundos de emendas parlamentares e de programas dos ministérios do governo.
Os investimentos viabilizados por Vander beneficiaram a população de praticamente todas as cidades nas áreas de saúde, saneamento básico, educação, infraestrutura urbana, esporte e lazer, habitação, cultura, assistência social e agricultura familiar.
Também é reconhecido como um parlamentar que “constrói pontes”. Restringe a disputa política ao período eleitoral e no exercício do seu mandato dialoga com todas as forças políticas em busca de consensos que destravem ações e medidas que venham a beneficiar a população.
Outra característica marcante de Vander é seu apreço por estratégias. É um político que constantemente lê e interpreta os sinais do cenário sociopolítico a fim de formular leituras que auxiliem a tomada de decisões, tanto em eleições quanto em votações na Câmara dos Deputados.
Graças ao bom relacionamento com políticos de várias frentes partidárias, desde a esquerda, a qual pertence, até com a extrema direita, o que lhe credencia a tentar, em 2026, uma vaga para o Senado Federal. Ele já avisou que sua próxima campanha será para senador e, nesse sentido, tem demonstrado que não virá para brincadeira.