Os furtos e fraudes de energia, os chamados “gatos”, somam 14 GWh (gigawatt-hora), de janeiro a junho deste ano em Mato Grosso do Sul. O volume seria suficiente para abastecer, aproximadamente, 93 mil residências. São 4,7 mil irregularidades identificadas pela Energisa.
Ainda conforme a distribuidora, o prejuízo chegou a R$ 20 milhões, no primeiro semestre. Enquanto no ano passado, foram R$ 35 milhões.
“Para combater o desvio de energia elétrica, a Energisa conta com um sistema de inteligência que identifica possíveis inconsistências nos padrões de consumo de energia elétrica, e através desta inteligência são realizadas as inspeções das unidades consumidoras. Somente neste primeiro semestre, foram realizadas mais de 30 mil inspeções”, reforça o coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz Rudis.
Além disso, também foram regularizados 318 clientes clandestinos. No entanto, a distribuidora reforça que esse número é ainda maior, tendo em vista que o principal desafio é identificar onde estão esses “gatos”.
A atitude provoca elevação na tarifa de energia elétrica, pois os valores perdidos são divididos pelos consumidores da concessão. Por outro lado, o prejuízo também chega aos cofres públicos, que deixam de arrecadar os tributos sobre a energia furtada.
Outra consequência é colocar em risco a população, podendo provocar acidentes fatais e impactar a qualidade do fornecimento de energia elétrica.
Para denunciar, o cliente pode utilizar os canais de atendimento da Energisa, sendo pelo aplicativo “Energisa On”, pelo site www.energisa.com.br, 0800 722 7272 ou pelo WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS