31.8 C
Campo Grande
sábado, novembro 16, 2024
InícioPolíticaZeca finaliza semestre com mais de 100 proposições em defesa da agricultura...

Zeca finaliza semestre com mais de 100 proposições em defesa da agricultura familiar, Rota Bioceânica e desenvolvimento de MS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou nesta quinta-feira (13) a última sessão ordinária do primeiro semestre de 2023. Neste período, o deputado estadual Zeca do PT teve atuação destacada, apresentando 108 proposições voltadas para a defesa da agricultura familiar, reivindicando melhorias na infraestrutura de estradas rurais e promovendo empreendimentos como a Rota Bioceânica, que vai alavancar o desenvolvimento do estado.

Entre as 88 indicações apresentadas por Zeca, destacam-se os inúmeros pedidos em benefício da agricultura familiar, como perfuração de poços artesianos, instalação de estufas agrícolas e aquisição de patrulhas mecanizadas. O parlamentar também protocolou um projeto de lei que destina 20% dos recursos do Fundersul para pavimentação de estradas que dão acesso a núcleos da agricultura familiar. Todavia, a proposição foi barrada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa de Leis.

“Discordo dessa decisão que impediu que nosso projeto de lei fosse levado para votação em plenário. Portanto, me articulei junto ao Governo do Estado e recebi garantia de que teremos proposições atendidas no que se refere à pavimentação dos acessos a assentamentos rurais, glebas, aldeias indígenas e comunidades quilombolas”, celebra Zeca.

Além de indicações, o deputado e ex-governador apresentou 20 requerimentos cobrando a destinação correta de patrulhas mecanizadas adquiridas para atender a agricultura familiar nos municípios; a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos em lavouras; a criação do Fundo de Reforma Agrária do Estado; o acompanhamento da execução dos projetos de reforma agrária; a atenção à preservação de rios que sofrem com a turbidez de suas águas em virtude da agricultura e pecuária extensiva não-sustentável; entre outros.

Zeca também instituiu a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Instalação da Rota Bioceânica, da qual é coordenador. Inclusive, teve agendas oficiais em Brasília (DF) no início desta semana com a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e solicitou apoio do Governo Federal no fortalecimento de instituições de ensino públicas, como Uems e IFMS, para que ofereçam cursos de língua estrangeira e relações internacionais, preparando a comunidade para as mudanças que virão com a consolidação do Corredor Bioceânico.

Por fim, o deputado teve atuação destacada nas comissões de Meio Ambiente, Execução Orçamentária e Desenvolvimento Agrário, sendo designado como representante oficial da Casa de Leis nas Conferências Regionais da Agricultura Familiar, promovidas pela Agraer e pela Seaf/Semadesc.

“Encerramos as conferências da agricultura familiar neste mês de julho tendo a certeza de que apresentaremos um diagnóstico preciso das necessidades dos pequenos produtores do nosso estado. Esses trabalhadores impulsionam a economia dos municípios, colocam comida na mesa da população e merecem ter qualidade de produção em seu dia a dia”, finaliza Zeca do PT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular