26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioEventosTJMS participa de evento em prol da Primeira Infância com assinatura de...

TJMS participa de evento em prol da Primeira Infância com assinatura de Termo de Cooperação

Na manhã desta terça-feira, dia 27 de junho, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul assinou, em conjunto do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado, acordos de xooperação celebrados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) para o desenvolvimento do “Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância”.

Instituído pela Resolução TCE/MS nº185, de 19 de abril de 2023, o programa tem por objetivo geral contribuir, com absoluta prioridade, para a efetiva concretização em Mato Grosso do Sul dos direitos das crianças de zero a seis anos, de modo a fortalecer e consolidar o Marco Legal pela Primeira Infância e o Pacto Nacional pela Primeira Infância.

O acordo hoje assinado prevê a promoção de ações conjuntas ou integradas para a disseminação de boas práticas; capacitação de servidores; promoção de eventos; fomento a criação de Comitês; orientação de gestores públicos para inclusão da primeira infância no planejamento orçamentário; celebração de convênios; apoio e elaboração dos planos da primeira infância na esfera estadual e municipal e premiação das boas práticas e iniciativas nos Municípios e Estado, além da publicidade dos resultados das ações.

Os termos foram assinados pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, pelo presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, pelo procurador-geral de justiça Alexandre Magno Benites Lacerda, e pelo defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini. Todos os órgãos participantes comprometeram-se em indicar membros para o Comitê Intersetorial de Trabalho e acompanhar a execução do acordo.

Durante a solenidade, o Des. Sérgio Fernandes Martins ressaltou que o TJ se sente feliz em participar dessa iniciativa do Tribunal de Contas, de valorizar e de cuidar da primeira infância. “Temos responsabilidade com a sociedade em geral, mas em particular com nossas crianças, com aqueles que estão iniciando a vida. Estamos empenhados e vamos participar no que for possível, dando ao TCE o suporte na área do judiciário para que possa desenvolver a contento esse trabalho”.

Ao final da assinatura do acordo de cooperação, todos foram convidados a participar de palestra ministrada pela Desa Elizabete Anache, responsável pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS, com o tema “Políticas Públicas para a primeira infância e os órgãos de controle”.

Em sua exposição, a magistrada ressaltou que a primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano e que as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.

“Justamente por essa razão, esse período também é chamado de ‘janela de oportunidade’, pois é quando o aprendizado de habilidades e o desenvolvimento de aptidões acontecem com maior velocidade e facilidade. A grande questão, no entanto, é que essa oportunidade de aprendizado está aberta para absorver todos os estímulos, tanto para o bem quanto para o mal, o que aumenta a importância em nos voltarmos para a primeira infância”, explanou a desembargadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular