32.8 C
Campo Grande
sábado, setembro 28, 2024
 
 
InícioPolíticaAssembleia LegislativaCoronel David pede imediata expedição de Identidade Funcional para Policiais Penais do...

Coronel David pede imediata expedição de Identidade Funcional para Policiais Penais do MS

Ao saber que, devido à falta da identidade funcional, um policial penal foi preso por portar arma de fogo e liberado somente após o pagamento de fiança, o deputado estadual Coronel David (PL) encaminhou ao governador Eduardo Riedel e ao Diretor-Presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul – Agepem/MS, Rodrigo Rossi Maiorchini, uma indicação para que seja determinada a imediata expedição das Identidades/Carteiras Funcionais aos Policiais Penais do Estado do Estado.

A indicação foi apresentada pelo parlamentar à Mesa diretora da Assembleia Legislativa na sessão ordinária de terça-feira, 20. (Veja vídeo abaixo)

Coronel David lembrou que, com o advento da Lei nº 5.846, de 30 de março de 2022, aprovada pela Casa de Leis, e corretamente sancionada pelo Poder Executivo, já está estabelecido que “são peculiaridades do cargo de Policial Penal da Carreira de Polícia Penal a hierarquia e disciplina e o porte de arma”. E ainda, “É assegurado ao Policial Penal o porte de arma de fogo, observadas as disposições da Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, a constar em sua carteira funcional, quando devidamente habilitado ao porte de arma funcional, para o exercício da função”.

Segundo detalhes da ocorrência, no entendimento adotado após uma análise da Legislação vigente, constatou-se, pela autoridade policial, que o porte de armas de fogo deveria estar especificado na identidade funcional do servidor (Policial Penal).

“No exercício de suas atividades laborais, o Policial Penal utiliza de armamento institucional, porém, mesmo assim, devido à ausência da Carteira Funcional/Identidade Funcional, pode colocar esses valorosos profissionais à margem a Lei”, ressaltou Coronel David.

O parlamentar também lembrou que não se trata de problema recente, e já foi, inclusive, alvo de manejo de Ação Judicial (Mandado de Segurança n.º 1413753-34.2020.8.12.0000), onde foi concedida a segurança a fim de obrigar o Estado a emitir as Identidades funcionais de forma física.

“Estamos lutando por um direito fundamental de uma categoria que coloca a vida em risco todos os dias. E, por essas razões, se mostra evidente a necessidade de imediata expedição das identidades funcionais aos policiais penais a fim de que sejam evitados maiores dissabores a esses valorosos profissionais da segurança pública do Estado, bem como, evitar o manejo de outras demandas junto ao Poder Judiciário, as quais poderão, inclusive, trazer prejuízos de ordem financeira ao erário público’’, enfatiza Coronel David.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular