Dezesseis cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de tempo seco emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Até o fim desta sexta-feira (9), a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, índices considerados prejudiciais à saúde e favoráveis à incidência de queimadas.
Estão em alerta as cidades de: Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
Nesse período de estiagem, as principais recomendações são: beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Ontem (8), Sonora teve a menor umidade relativa do ar de todo o Brasil, com índice de apenas 20%. Jpa a Capital, Campo Grande, ficou na 17ª posição do ranking.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde é entre 60% e 80%. Quando o índice fica abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante.