Com a aposentadoria do desembargador Julizar Barbosa Trindade, a presidência do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) terá, nesta quinta-feira (04/05), às 17 horas, uma nova eleição para definir o ocupante do cargo.
Caso o ex-presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar, confirme o desejo de não disputar a presidência do TRE-MS, o novo presidente será o desembargador Paschoal Carmello Leandro para o restante do biênio 2023/2024.
“É importante deixar bem claro que a sessão solene desta quinta-feira é destinada à posse do desembargador Carlos Eduardo Contar, enquanto a eleição é secundária, por força de lei. Deve também ficar claro que a presidência deve ser ocupada por ele, sendo minha eleição somente no caso de o magistrado manifestar em não assumir o cargo no restante do biênio”, declarou Paschoal Carmello Leandro ao site Campo Grande Informe.
Confirmando essa articulação, o ex-presidente do TJMS, desembargador Carlos Eduardo Contar, irá assumir a vice-presidência do TRE-MS. “Como já exerci o cargo de presidente do TRE-MS, o desembargador Contar deveria ser eleito para esse cargo, porém, ele não deseja exercer a funçao. Diante da manifestação de vontade e considerando que na composição da Corte são apenas dois desembargadores, deverei assumir a presidência por decisão do colegiado”, explicou.
Apesar de não ser sua primeira vez como presidente da Corte, o desembargador Paschoal Carmello Leandro destacou que será uma honra assumir a presidência do TRE para a complementação do biênio. “Me comprometo a dar continuidade aos trabalhos eleitorais, garantindo o pleno êxito da democracia, especialmente neste momento de preparação para as eleições municipais de 2024”, finalizou.