31.8 C
Campo Grande
sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEventosDesembargadores do TJ completam 40 anos na magistratura de MS

Desembargadores do TJ completam 40 anos na magistratura de MS

Na última sexta-feira, dia 30 de abril, os desembargadores João Maria Lós, Divoncir Schreiner Maran e Sideni Soncini Pimentel completam 40 anos da data da posse na magistratura de MS. Os três foram aprovados no III Concurso para o cargo de Juiz de Direito, homologado em 13 de abril de 1981.

Para o desembargador João Maria Lós, que atua em 2º Grau desde junho de 1997, “é uma alegria e uma satisfação muito grande completar 40 anos trabalhando como Magistrado do nosso querido Mato Grosso do Sul. Obviamente, tive lá minhas decepções, mas tudo foi superado pelas enormes alegrias e a satisfação de estar bem servindo a nossa gente. Sempre cuidando de cada processo, com a consciência de que em cada um deles existe um drama humano que precisa de uma solução correta e justa. Nada supera a alegria de encontrar pessoas das comunidades onde atuei e delas receber o carinho e a gratidão pelo trabalho realizado. Passei por vários cargos de administração, e, hoje, em meu gabinete continuo nessa senda de buscar distribuir a melhor justiça, sempre! Esse é um ideal que ilumina o meu caminho. Agradeço a todos que me ajudaram até aqui nessa missão!”.

Na composição do Pleno do TJMS desde março de 2000, o Des. Divoncir Schreiner Maran também ressaltou sua satisfação com a trajetória trilhada nessas quatro décadas. “Lá se vão 40 anos prestados à magistratura sul-mato-grossense mas parece que foi ontem. Um Catarinense cheio de aspirações e principalmente de vontade de ser juiz. Prestei o concurso, aprovado para aqui vim. Fazendo um balanço de tudo acho que me dei bem pois estou realizado e feliz. A vida é um andar para frente e nesse longo percurso as alegrias e satisfações de cunho pessoal e profissional preponderaram sobremaneira. Sou um otimista, e se percalços existiram e ainda existem são ínfimos no confronto com o que consegui fazer pela magistratura, e porque não dizer por extensão a este novel Estado que tão bem me acolheu, e onde nasceram meus filhos e netos. Sou um homem realizado, com a sensação do dever comprido, e assim continuarei a desempenhar a minha nobre função”.

Empossado no cargo de desembargador em julho de 2008 e atualmente no cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça, o Des. Sideni Soncini Pimentel destacou a importância da magistratura em sua vida. “Esses 40 anos de magistratura representam uma vida, um avanço. É um aprendizado, uma renúncia de determinados interesses particulares sempre em prol do Poder Judiciário, da magistratura, do jurisdicionado. Eu acho que a vida é feita de reciclagem sempre para melhor. Até hoje me sinto ainda em condições de prestar a jurisdição da mesma forma como comecei, com mais experiência, com mais bagagem adquirida, mais senso de justiça, de humanismo. O que tenho hoje em termos pessoais, em termos profissionais, é devido e devo tudo à magistratura. Dedicada dentro daquilo que eu acho que deve ser praticada no decorrer desses anos todos como magistrado”.

Conheça – O Desembargador João Maria Lós é natural de São José dos Campos/SP. Formou-se em Direito no ano de 1976, pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Ingressou na Magistratura como Juiz de Direito da Comarca de Miranda, em maio de 1981, posteriormente sendo promovido para Corumbá e Campo Grande.

Foi diretor do Foro das comarcas onde judicou e também juiz eleitoral. Integrou o TRE/MS quando esteve na Missão de Paz da ONU, no Camboja, como observador eleitoral daquele organismo internacional, nas eleições de 1993.

Em junho de 1997, foi promovido ao cargo de Desembargador, atuando como vice-presidente do TJMS no biênio 2005/2006. Assumiu a Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de MS em outubro 2013 e no final de 2014 presidiu o TRE, até o final de janeiro de 2015.

Exerceu a Presidência do Tribunal de Justiça de MS no biênio 2015/2016.

Tomou posse como Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral em 30 de janeiro de 2017. Foi presidente do TRE no biênio 2019/2020.

O Desembargador Divoncir Schreiner Maran é natural de Dionísio Cerqueira/SC. Formou-se pela Faculdade de Direito Santo Ângelo/RS, em 1975.

Ingressou na magistratura em abril de 1981, quando foi designado para a Comarca de Bonito, sendo posteriormente promovido para as comarcas de Ponta Porã e Campo Grande.

Em fevereiro de 1995, foi designado para Juiz Diretor do Foro da Comarca de Campo Grande. Foi o primeiro Juiz Eleitoral da 44ª Zona Eleitoral da Capital e foi membro do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 1995/1996.

Tomou posse como Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em março de 2000. Foi eleito Corregedor-Geral de Justiça do Estado de MS para o biênio 2007/2008.

Exerceu a função de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de MS no biênio 2015/2016, Vice-Presidente e Corregedor do TRE no biênio 2019/2020 e a Presidência do Tribunal de Justiça de MS no biênio 2017/2018.

O Desembargador Sideni Soncini Pimentel é paulista de Jales, interior de São Paulo. Ingressou na magistratura como juiz substituto na comarca de Porto Murtinho, em 1981. No mesmo ano, foi removido para a comarca de Coxim, de igual entrância.

Em 1983, por merecimento, foi promovido para a 2ª Vara Cível de Aquidauana, comarca de segunda entrância. Dois anos depois, a pedido, foi removido para a 2ª Vara de Cassilândia.

Em 1987, novamente por merecimento, foi promovido para a 7ª Vara Criminal da Capital, passando a atuar em comarca de entrância especial. Em 1990, a pedido, foi removido para a 12ª Vara Cível e posteriormente designado para judicar na 7ª Vara Cível, onde permaneceu até julho de 2008 quando, por antiguidade, foi promovido para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça.

Mesmo antes da promoção que o levou para o segundo grau, o magistrado já havia atuado no Tribunal Pleno como convocado para exercer as funções de desembargador, durante vacância do cargo e em substituição.

Atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de MS.

Saiba mais – Além dos três desembargadores ainda em exercício no TJMS, foram aprovados no III Concurso para o cargo de Juiz de Direito os magistrados Hildebrando Coelho Neto, Jorge Augusto Bertin, Paulo Alfeu Puccinelli, Hermenegildo Vieira da Silva, Roberto Iser e Adão Alves Teixeira.

Dentre todos os magistrados da ativa no Poder Judiciário de MS, apenas o Des. Fernando Mauro Moreira Marinho está há mais tempo na magistratura, já que foi empossado no dia 1º de setembro de 1980.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular