O levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio em conjunto com o Sebrae MS mostrou que no Dia das Mães deve movimentar R$ 493 milhões, o que representa um aumento de 37% no consumo em relação à mesma data em 2022.
De acordo com a pesquisa, as comemorações devem ter o custo médio de R$ 440,39, indo que 70, 57% pretende fazer comprar presentes e 80,36% da população de Mato Grosso do Sil tem a intenção de investir em comemorações.
No primeiro cenário, as pessoas querem gastar, em média, R$ 221,17, o que movimentará R$ 231,86 milhões. Já para as comemorações, o valor reservado é de R$ R$ 219,22, sendo que R$ R$: 261,70 milhões é a quantia movimentada neste último caso.
Em relação ao que comprar nos casos em que a pretensão é de presentear, 42% deixará para que a mãe escolha o que quer e 27,40% será influenciado pela qualidade do produto.
Já para 21,39% fará a escolha conforme o que ver nas vitrines das lojas e apenas 3,39% afirma que o presente será escolhido por meio de anúncios nas redes sociais. Para fechar, 5,44% seguirá dicas de amigos e familiares.
A pesquisa ainda apontou que no momento de escolher o que dar de presente a maior parte das pessoas optam por peças de vestuário. Neste caso, 27,75% das pessoas buscaram por roupas e 16,74% por sapatos.
Produtos de cosméticos e perfumaria será a preferência 21,17% e bolsas e acessórios será a escolha de 13,23%. As flores ficam por último 6,87% na intenção de compra para a data.
A entrevista também perguntou como será a forma de adquirir o produto e, apesar do crescimento do comércio pela internet, 85,26% ainda querem comprar de lojas físicas e apenas 16,60% farão suas compras de forma online.
Para os motivos que justifiquem não dar presentes nesta data, 66.21% das pessoas afirmam que a mãe já é falecida e 16,81% disseram que elas moram longe da genitora, sendo que esses são os dois motivos mais frequentes para não comprar lembranças.
Em seguida aparecem casos em que 5,32% das pessoas estão sem dinheiro, 4,46% afirmam que não tem o costume de presentear e 1,54% apontam que estão inseguranças financeiramente para fazer compras. Nos dois últimos lugares estão 1,54% das pessoas que estão receosas em gastar e 1,37% dizem estar desempregados.
O levantamento também apresentou quatro opções de locais para realizarem as compras e a maior parte irá optar pelo centro da cidade, que está com 60.01% nas intenções de compras.
Em seguida aparecem bairros, locais que serão visitados por 15,16%, shoppings, que ficou como opção para 9,87% e galerias, espaço escolhido por 2,43%.
Para as comemorações, 86% afirmaram que irão passar o dia com familiares e com suas mães em casa e 8% pretendem ir a restaurantes para comemorar. Em 3% as pessoas irão viajar para encontrar com a família, 2% pedirá refeições prontas para o dia e 1% pretende realizar um passeio como forma de comemorar.