Graças a um olhar diferenciado da prefeita Adriane Lopes (Patriota), que neste mês de abril completa o primeiro ano à frente da administração de Campo Grande (MS), a tradicional “Cidade do Natal”, que foi criada em 2008, ganhou uma nova “roupagem” e transformou-se na “Cidade de Páscoa”, servindo como principal diferencial de lazer nesta Semana Santa para a população campo-grandense.
A iniciativa de Adriane Lopes pode ser considerada um dos principais marcos do seu primeiro ano como prefeito de Campo Grande. Afinal, a gestora aproveitou-se de uma boa ideia de gestões passadas para inovar, dando um toque pessoal para valorizar uma tradição milenar do cristianismo para celebrar a vida.
Na prática, a “Cidade da Páscoa” acabou demonstrando o perfil empreendedor e criativo de Adriane Lopes, que uniu o útil ao agradável ao valorizar uma estrutura disponível que só era utilizada no fim do ano.
A boa visão da prefeita transformou o espaço, que ficava ocioso por mais de dez meses no ano, para ser a principal atração da família campo-grandense nesse “feriadão” da Semana Santa.
Empreendedora, Adriane Lopes buscou a parceria das instituições que representam a matriz da economia da Capital, como Famasul, Fecomércio e Fiems, bem como empresas, a exemplo do Supermercados Comper e Fort Atacadista, e do Governo do Estado para transformar o local na maior opção de lazer da cidade neste período do ano.
O local, que tradicionalmente é usado para a realização da “Cidade de Natal” todos os anos, foi aberto oficialmente na última sexta-feira (31/03), oferecendo um evento sustentável com foco na diversão das famílias e geração de renda para a comunidade.
Durante a abertura, a prefeita Adriane Lopes ressaltou os esforços da Prefeitura Municipal para a realização de uma festa sustentável e que atendesse às necessidades das famílias campo-grandenses.
“O foco da Prefeitura é ocupar os espaços disponíveis na nossa cidade, trazendo atrações para a população. Aqui, na conhecida Cidade do Natal, nós entregamos hoje um evento com um diferencial sustentável, onde tivemos a participação de todos os servidores e a reutilização dos materiais já existentes, reafirmando nosso compromisso com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse Adriane Lopes na ocasião, reforçando que o espaço é uma importante geração de renda aos pequenos e grandes empresários da cidade.
Na “Cidade da Páscoa”, há, além de foodtrucks com mais de 12 restaurantes disponíveis com diversas opções, como cachorro-quente, hambúrguer, pizza, salgados, arroz carreteiro, batata recheada, espeto, sobá, e valores acessíveis a partir de R$ 6,00, oficinas de pintura facial para as crianças.
Uma das atrações mais aguardadas, as oficinas de ovos, oferecidas em parceria com o Senai, responsável pela carreta onde as atividades serão ministradas, é destinada a maiores de 16 anos e crianças de 8 a 12 anos.
Com objetivo de desenvolver competências relativas ao processo produtivo de confecção de ovos de páscoa, os alunos aprendem noções básicas de boas práticas em higiene na manipulação de alimentos e até conteúdos sobre controle precificação e vendas, além das atividades de pintura dos ovos não comestíveis, que colocam as crianças em contato com o lúdico e toda a magia da páscoa.
Já o Senar, por exemplo, está presente na “Cidade da Páscoa” com o stand do Programa Agrinho MS, que tem o objetivo de despertar a consciência de cidadania nas crianças e jovens em fase escolar, tendo como temas campo-cidade, como meios de produção e história da agricultura.
O evento da “Páscoa da Família” seguirá com a programação até o dia 9 de abril. Com exceção do dia 7, feriado da Sexta-Feira Santa, a “Parada da Páscoa” vai acontecer todos os dias, assim como a brincadeira da caça aos ovos.
A Prefeitura também definiu os shows regionais que vão garantir o entretenimento de quem for até o local durante os dez dias de evento.
Neste sábado (08/04), tem o Control A e, no dia 9 de abril, Domingo da Páscoa, o cantor brasileiro de música cristã contemporânea Fernandinho.
Dono de grandes sucessos como “Faz Chover”, “Uma Nova História” e “Grandes Coisas”, o artista – que iniciou a carreira em 2001 – já esteve na Capital outras vezes onde participou da Marcha para Jesus.
Além das apresentações musicais, a “Cidade da Páscoa” traz uma decoração temática, espetáculo da Paixão de Cristo, Missa de Ramos, Mesa da Santa Ceia, Toca do Coelho, oficinas de ovos de páscoa, brinquedos gratuitos e muito mais.
O público que deseja visitar o local conta com uma linha especial de ônibus, 020 (Altos da Afonso Pena/Praça Ary Coelho).
O trajeto de ida e volta da linha especial é pela Avenida Afonso Pena e sai da Praça Ary Coelho, seguindo para a “Cidade da Páscoa” e voltando para a praça, com parada de cinco minutos em cada ponto.
O horário de circulação será das 15h45 às 23h25, todos os dias da semana. A linha, com tarifa usual para pagamento, segue disponível até o dia 9 de abril de 2023, dia de encerramento das atividades e programações na “Cidade da Páscoa”.