O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), da Polícia Civil, apreendeu, na madrugada do último sábado (25), R$ 2 milhões em cigarros contrabandeados de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS).
Conforme o Garras, o grupo de “cigarreiros” era formado por 15 veículos de luxo que transportavam cigarros do Paraguai. A ação ocorreu na região do “Copo Seco”, área rural de Sidrolândia (MS), e mirou o grupo de contrabandistas que tinham a meta, segundo os oficiais, de chegar a Campo Grande.
Entre os veículos apreendidos estão as SUVs Corolla Cross, T-Cross, Nissan Kicks e EcoSport. Além dos veículos e o cigarro apreendido, o Garras destacou que os contrabandistas também traziam ao Brasil cargas de veneno e pneus, entretanto, em menor número.
Os veículos eram preparados para percorrer longas distâncias em curtos períodos de tempo. Os envolvidos retiraram os bancos das SUVs e as adaptaram para caber o conteúdo contrabandeado.
Para a Polícia, os veículos não tinham espaço para nenhuma pessoa entrar além do motorista. Trata-se de uma quadrilha, que usava rotas conhecidas para se esconder da ação policial.
Os contrabandistas não tinham pressa para realizar as ações e aguardavam sempre o melhor momento para chegar ao destino combinado. A princípio, tudo indica que viriam a Campo Grande e daí deveriam escoar para o restante do Brasil.
Para a Polícia, além de contrabando, os envolvidos podem responder por organização criminosa, receptação e adulteração de veículo, uma vez que os carros apreendidos possuem placas frias.