“Na advocacia não importa onde você nasceu, o que importa é que a advocacia sorri para quem trabalha. Acreditem, o sucesso vem com trabalho, disciplina e dedicação”. Com uma mensagem de otimismo, o presidente da OAB/MS Bitto Pereira recebeu 48 advogados, nesta sexta-feira (17).
Na mesa de solenidade, o Presidente Bitto Pereira, o Secretário-Geral Luiz Renê G. do Amaral, a Secretária-Adjunta Janine Delgado, o Diretor-Tesoureiro Fábio Nogueira, o Presidente da CAAMS Marco Rocha, o Diretor-Tesoureiro ESA/MS Abner Jaques, o Corregedor-Geral do TED Vicente Azuaga, o Conselheiro Estadual Gabriel Marinho, a Defensora Pública e Madrinha de Turma Claudia Bossay Assumpção Fassa, a Secretária-Geral da Comissão da Jovem Advocacia Maria Clara Cintra, Juíza da 1ª Vara de Família e Sucessões Saskia Elizabeth Schwanz, Promotora de Justiça Hellen Neves Dutra da SIlva, Conselheiro do TCE Marcio Monteiro e o Delegado da Polícia Federal Mario Paulo Machado Lemes Botta Nomoto.
A Secretária-Adjunta Maria Clara Cintra convidou os advogados (as) a participarem da Comissão, apresentando a Cartilha da Jovem Advocacia. “Hoje é a realização de um sonho, e sei que vocês renunciaram muitas noites estudando para estarem aqui hoje. Lançamos a cartilha da Jovem Advocacia, que vocês receberam quando entraram, que traz as principais dúvidas e serviços oferecidos pela OAB/MS. Neste mês, a nossa reunião será dia 17 e dia 23 haverá uma palestra com o advogado Rafael Cândia sobre prospecção de clientes. Sejam bem-vindos e esperamos vocês lá”.
O Diretor-Tesoureiro da Escola Superior Abner Jaques deu as boas-vindas destacando o papel da ESA/MS. “Hoje vocês assumiram um compromisso muito importante, mas embora a advocacia seja uma atividade prazerosa, a verdade é que diariamente não é assim, então saibam que vocês podem contar com todo o sistema OAB. Não é à toa que a Escola Superior da Advocacia busca o aperfeiçoamento técnico, a partir de palestras e cursos, com a intenção de auxiliá-los no cotidiano das atividades”.
O Presidente da CAAMS Marco Rocha apresentou a importância da CAAMS para a advocacia. “A Caixa de Assistência é o braço assistencial do sistema OAB/MS, que oferece alguns benefícios, auxílio maternidade, natalidade, cesta básica, medicamentos, auxílio funeral, além de planos de saúde e odontologia acessíveis, dentre tantos serviços. Então, usufruam dos benefícios da Caixa, que está sempre de portas abertas para recebê-los”.
Igor Maycon Vaz Silva fez o juramento na solenidade e a oradora da turma foi a advogada Ana Carolina Botta Hoffmeister, que agradeceu pelo momento e comentou sobre a caminhada que virá. “Cada um de nós sabe exatamente o que passou hoje para chegar até aqui, mas para irmos ainda mais além precisamos nos lembrar das responsabilidades. Por este motivo, devemos sempre buscar a honestidade, a parcimônia, sermos corajosos para enfrentar os desafios e nunca podemos nos acovardar perante a situação. Sejamos fortes, corajosos, justos e estejamos sempre de cabeça erguida para encarar todos os desafios que envolvem essa profissão”.
A Defensora e Madrinha de Turma Claudia Fassa, parabenizou os novos advogados e destacou a importância do estudo. “É um grande passo, uma grande conquista nesse momento. A nobre profissão que abraçam impõe a missão de serem justos, de terem coragem, boa vontade e espírito de luta. Sejam retos e humildes, mas com altivez. A vocês além de desejar sucesso e felicidades, me atrevo a dar esse pequeno conselho, continuem a estudar, a se aperfeiçoar, transpondo as fronteiras do conhecimento, acompanhem a evolução do direito, que é dinâmico. Para isso, contem com a OAB/MS e a Escola Superior”.
O Presidente Bitto Pereira resumiu seu discurso em dois conselhos aos novos advogados. “Na advocacia, primeiro distanciem-se dos pessimistas e segundo não acreditem que as situações de êxito e sucesso não são possíveis. Na advocacia não importa onde você nasceu, o que importa é que a advocacia sorri para quem trabalha. A lei mais importante da vida é a lei da reciprocidade, uma lei bíblica, você colhe o que você planta. Não se deixem levar pelas falsas promessas e pelos atalhos. Quando disserem que o mercado está saturado, não acreditem porque quem se dedica tem sim espaço na advocacia. Então tenham disciplina e nunca parem de estudar. Não há exercício da advocacia sem estudo perene, essa equação não existe. Acreditem, o sucesso vem com trabalho, disciplina e dedicação”.
A solenidade de hoje foi a terceira desta semana, nas quais somaram 136 carteiras entregues a novos advogados e advogadas.