O clima da Copa do Mundo de Futebol invadiu as escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme). Com decoração em verde e amarelo, partidas de futebol nos intervalos, troca de figurinhas do álbum e atividades desenvolvidas com os alunos, o maior evento de futebol do planeta não está passando despercebido nas unidades escolares.

Na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli, no Aero Rancho, os alunos do 3º ano realizaram um projeto que envolveu a Copa do Mundo com todas as disciplinas curriculares. ”Os alunos falam sobre a Copa, estão muito ansiosos e desenvolvemos esse projeto de interdisciplinaridade. Eles aprenderam o Hino Nacional, a localização do Qatar e a cultura árabe, sobre os países que irão participar da Copa, entre tantas coisas. Acredito que a escola tem que estar conectada com o que está acontecendo no mundo e é isso que torna a aprendizagem tão significativa”, afirmou a professora Ana Lúcia Nóbrega, idealizadora do projeto.

No evento que marcou a finalização do projeto, os alunos realizaram apresentações de música, dança e até um desfile com os desenhos das 32 bandeiras das seleções que estão participando desta edição da Copa. “Nós ensaiamos uma coreografia de música árabe, que vai simbolizar o Qatar, e aprendemos sobre todos os países que irão participar. Eu gosto muito de futebol, inclusive jogo e estou ansiosa pelo começo da Copa”, explicou a aluna Maria Eduarda Soares Azambuja.
Já o aluno Henrique Diego dos Santos Gonçalves queria mesmo era colocar a voz pra jogo. “Eu vou cantar o Hino Nacional com meus colegas e só sabia o comecinho, mas a professora nos ensinou direitinho. Agora sei de cor e quero cantar com empolgação na apresentação e no dia dos jogos”.
O tão sonhado álbum
Com a demanda e o entusiasmo dos alunos com o álbum da Copa e as figurinhas que viraram “febre nacional” e percebendo que a maior parte deles não teria acesso às figurinhas, a professora Jéssica Fagundes da EM Professora Hilda de Souza Ferreira, no Coophatrabalho, teve a ideia de colocar em prática um projeto. “Vi que praticamente todos os alunos estavam comentando muito sobre o álbum, mas devido ao alto custo, especialmente das figurinhas, os alunos não teriam condições de tê-lo. Então decidi que faríamos nossas próprias figurinhas para que todos tivessem a oportunidade de viver essa experiência”.

O projeto é sucesso e engana-se quem pensa que conseguir as figurinhas é tarefa fácil. Para ganhá-las, os alunos precisam ter bom comportamento em sala de aula e podem receber até oito unidades. Mas é claro que as crianças se empenham para completar o álbum rapidinho. “Foi bem legal essa atividade do álbum. Hoje a maioria das figurinhas vieram repetidas, mas eu consegui trocar algumas com a professora. Eu já completei quase todo o meu álbum”, disse o aluno do 2º ano, Yuri da Silva Nogueira.
E se tem álbum da Copa, tem figurinha disputada. E o jogador Neymar continua sendo o preferido da criançada. “Eu amei ganhar o álbum, gostei muito. Eu queria muito ganhar a figurinha do Neymar Legends, que é uma figurinha dourada e rara. E ganhei! Tô muito feliz!”, afirmou Nicole Gimenez da Silva, aluna do 1º ano, apaixonada por futebol.
Estreia do Brasil
A estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2002 acontece nesta quinta-feira (24), às 15h (horário de Mato Grosso do Sul), em uma disputa com a seleção da Sérvia. As escolas da REME terão horário de funcionamento especial nos dias 24 e 28 de novembro e 2 de dezembro, quando serão realizados os jogos da seleção brasileira nesta primeira fase.
Nas escolas de ensino fundamental e escolas de tempo integral, os alunos do turno matutino serão dispensados às 11h. Já os alunos dos períodos vespertino e noturno serão dispensados das aulas presenciais e receberão atividades não presenciais.
Já nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) os alunos dos grupos 1, 2 e 3, período integral, serão dispensados às 11h. Já os alunos dos grupos 4 e 5, período matutino, terão aula regular. E os grupos 4 e 5, período vespertino, serão dispensados das aulas presenciais, com encaminhamento de atividades não presenciais.