28.8 C
Campo Grande
domingo, fevereiro 8, 2026
InícioPolíticaAssembleia LegislativaZeca denuncia abandono da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, em Antônio João

Zeca denuncia abandono da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, em Antônio João

Atendendo a uma solicitação de lideranças da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, localizada no município de Antônio João, o deputado estadual e ex-governador Zeca do PT visitou a comunidade neste sábado (17) para conhecer de perto a realidade local e as condições de vida das famílias indígenas.

A área é fruto de uma longa luta dos indígenas e foi adquirida recentemente pelo governo do presidente Lula, colocando fim a cerca de 25 anos de conflito. Porém, o cenário encontrado por Zeca mostra que a situação da TI Ñande Ru Marangatu está longe de ser resolvida.

“Encontrei uma comunidade sem nenhuma assistência do Ministério dos Povos Indígenas, da Funai e da Sesai… Sem água, sem casa, sem medicamento, totalmente abandonados. Gravei tudo e estou levando a Brasília para dar conhecimento ao Ministério do Desenvolvimento Social e à Casa Civil da Presidência da República”, destacou Zeca.

Zeca fez duras críticas à ausência do MPI na região enquanto seus dirigentes se envolvem em atividades puramente políticas nas aldeias de Mato Grosso do Sul.

“Causa enorme estranhamento que o secretário-executivo do MPI, que vive aqui no estado fazendo campanha política e prometendo dinheiro para muitos, sequer tem visitado a comunidade da Ñande Ru Marangatu”, disparou.

O cenário atual da comunidade é de bastante dificuldade. As lideranças indígenas reclamam de falta de assistência. A única renda local vem de uma plantação de soja. Contudo, por se tratar de uma parceria, o ganho com a plantação rende um valor pequeno, aquém do necessário para que a comunidade tenha condições de implementar alguma melhoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular