O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro, que está como governador em exercício de Mato Grosso do Sul desde o dia 26 de dezembro, entrega a função para o vice-governador, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, nesta terça-feira (2).
Barbosinha fica no cargo até o dia 14 de janeiro, quando o governador Eduardo Riedel retorna de férias.
A autorização de recesso de Riedel, de 26 de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024 – período no qual o governador pode se ausentar do Estado e do País –, foi publicada por meio de Decreto Legislativo no dia 13 de dezembro.
No período de 26 de dezembro a 1º de janeiro de 2024, o vice-governador também estava ausente do Estado e, pela linha sucessória, o presidente da Assembleia Legislativa assumiu a função.
Já no período de 2 a 14 de janeiro de 2024, o vice-governador José Carlos Barbosa vai assumir a função de governador em exercício.
Enquanto estive a frente do Executivo, Claro assinou convênios para o repasse de R$ 1 milhão para obras reforma do estádio de Sidrolândia, e contrato de um aditivo de R$ 1 milhão para ampliar o perímetro de recapeamento em Cassilândia.
Ainda em Sidrolândia, ele inaugurou o acesso asfaltado à unidade de produção de leitões da Alfa.
Em entrevista ao Correio do Estado, Gerson Claro afirmou que cumprir o período como governador interino é um motivo de orgulho pessoal e que engrandece sua trajetória de homem público.
“Exerci da melhor forma possível esta tarefa institucional que me coube como presidente da Assembleia Legislativa, cargo que confere ao ocupante a terceira posição na ordem sucessória. Neste período, recebi minha família e lideranças políticas”, disse.