23.8 C
Campo Grande
terça-feira, fevereiro 10, 2026
InícioCâmara MunicipalVereadores votam veto hoje a projeto que barra alta na Taxa do...

Vereadores votam veto hoje a projeto que barra alta na Taxa do Lixo e mais duas propostas

Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande votam, na sessão ordinária de terça-feira, dia 10, veto do Executivo ao Projeto de Lei Complementar 1.016/26, que suspende os efeitos do Decreto 16.402/2025 e impede o aumento da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares para 2026. Mais dois projetos, relacionados a transparência e trânsito, estão pautados para primeira discussão e votação na mesma sessão.

Na noite de quinta-feira, a Câmara Municipal promoveu Audiência Pública para ouvir diferentes opiniões sobre o aumento da Taxa do Lixo, precedendo a votação do veto sobre o assunto. Dados técnicos, jurídicos e financeiros foram apresentados aos vereadores e a toda a sociedade (veja mais sobre a Audiência aqui). Essa cobrança, determinada pela prefeitura, impactou no aumento dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o que causou indignação de contribuintes.

Além da majoração da Taxa do Lixo, o aumento nos carnês do Imposto decorre da redução do desconto para pagamento à vista, medidas adotadas de forma unilateral pela prefeitura. Na última sexta-feira, decisão da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul barrou o aumento do IPTU e determinou reajuste de acordo com o índice inflacionário, corroborando o posicionamento da Casa de Leis de adotar medidas para minimizar os impactos ao contribuinte (veja aqui nota oficial após essa decisão judicial).

Nesta terça-feira, os vereadores podem derrubar ou manter o veto do Executivo. No caso de manutenção, a proposta é arquivada. Caso a decisão seja pela derrubada do veto, a proposta será promulgada.

Propostas

Projetos relacionados a transparência e trânsito também estão pautados para votação pelos vereadores.

Será votado o Projeto de Lei 11.823/25, que dispõe sobre a vedação da utilização de câmeras de videomonitoramento para a lavratura de autos de infração de trânsito em Campo Grande. A proposta é do vereador Rafael Tavares. Seguem como exceções à proposta, as autuações por radares e demais dispositivos fixos ou móveis medidores de velocidade, devidamente inspecionados pelo Inmetro, e utilizados pelos agentes de trânsito em conformidade com a legislação.

Ainda segundo a proposta, a fiscalização por meio de câmeras de videomonitoramento somente poderá ser utilizada para fins de segurança pública e monitoramento do tráfego, vedada sua utilização para aplicação de penalidades de trânsito.

Também será votado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 11.934/25, do vereador Marquinhos Trad, para que o Poder Executivo Municipal mantenha, em seu Portal da Transparência ou repositório digital próprio, a íntegra dos documentos públicos relacionados a contratos administrativos, convênios, acordos, termos de parceria e demais instrumentos celebrados pela Administração Pública direta e indireta do Município de Campo Grande, ainda que encerrados, pelo prazo mínimo de 5  anos após o término de sua vigência ou a prestação de contas final.

Conforme a proposta, os documentos deverão permanecer disponíveis de modo gratuito, eletrônico, irrestrito e em formato que permita consulta e download integral, vedada qualquer exigência de cadastro prévio ou identificação, resguardados os sigilos previstos em lei.

Palavra Livre – Durante a sessão, a jornalista Eliene Smithmestre em Psicanálise Clínica e escritora, para falar sobre o lançamento da campanha educativa sobre cuidados, prevenção e orientação da gravidez precoce. O convite para falar do assunto foi feito pelo vereador Rafael Tavares.

A sessão ordinária de terça-feira, dia 10, inicia às 9 horas na Câmara Municipal e pode ser acompanhada presencialmente ou nas transmissões ao vivo pela TV Câmara, no canal 7.3, ou no Youtube da Casa de Leis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular