23.8 C
Campo Grande
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
InícioCâmara MunicipalVereador Maicon Nogueira protocola Projeto de Lei para educação ambiental em pontos...

Vereador Maicon Nogueira protocola Projeto de Lei para educação ambiental em pontos turísticos de Campo Grande

O vereador Maicon Nogueira protocolou nesta quinta-feira, 28 de agosto, na Câmara Municipal de Campo Grande, um projeto de lei que visa criar um programa educativo para o descarte adequado de lixo em pontos turísticos da cidade. A proposta, que agora segue para análise e votação, busca promover a conscientização ambiental entre moradores e visitantes, incentivando práticas sustentáveis e a preservação das belezas naturais.

A iniciativa surgiu após a participação da equipe do vereador na Trilha Ecológica 2025, um evento realizado na Cachoeira do Ceuzinho no último sábado, 23 de agosto. A ação destacou o poder da mobilização conjunta entre sociedade civil, empresas e instituições. Mais do que uma ação de limpeza, o evento reforçou o compromisso com a sustentabilidade, o fortalecimento do turismo de aventura e a construção de uma cultura de cuidado com os recursos naturais. No mutirão, cerca de 40 voluntários coletaram 900 quilos de lixo, sendo 400 quilos apenas de vidro.

O programa, chamado “Programa Educativo sobre o Descarte de Lixo em Pontos Turísticos”, tem como principal objetivo educar a população sobre a separação e o descarte correto de resíduos sólidos nos pontos turísticos da capital. A proposta inclui a distribuição de materiais informativos, a instalação de sinalização e a criação de parcerias com escolas, universidades, ONGs e empresas. Uma das ideias é a instalação de coletores de lixo identificados para materiais recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Na justificativa do projeto, o vereador Maicon Nogueira ressalta que a proposta tem baixo custo, mas grande potencial de impacto educativo e ambiental. Ele destaca que a presença de lixo em locais turísticos pode afastar visitantes e prejudicar o meio ambiente, e que a cidade tem potencial para se tornar uma referência em “turismo limpo e sustentável”. O projeto está alinhado com a Política Nacional de Educação Ambiental,  Política Nacional de Resíduos Sólidos e Conceitos Lixo Zero, buscando fortalecer a economia circular, o segmento de recicláveis, a geração de renda dos condutores de turismo de aventura, além de melhorar a qualidade de vida da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular