Na tarde da última quinta-feira (03), o vereador Maicon Nogueira esteve, em mais uma de suas visitas surpresas nas unidades de saúde da Capital. Dessa vez se deparou com a Upa CRS Aero Rancho sem a presença de um gerente ou de alguém responsável para prestar esclarecimento sobre a demora no atendimento e escala de plantonistas.
“Apenas uma hora após a minha chegada que uma servidora se apresentou como responsável pela unidade. Encontrei um médico que não gostou de ser questionado sobre o porquê ele não estava atendendo, sendo que as filas estavam enormes e ainda quis me impedir de fiscalizar”, disse o parlamentar.
Maicon destacou que existem ótimos servidores na saúde, porém existem as exceções. “São verdadeiros heróis que trabalham sem o devido reconhecimento e sem valorização salarial, mas não podemos tolerar essa ‘cultura’ praticada por alguns médicos que não cumprem suas funções durante os plantões. No caso, estou falando de médico que recebe sem trabalhar todas as horas contratadas, frisou”.
COBRANÇA
Nesta sexta-feira (04), o vereador se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, e cobrou providências em relação aos plantões médicos, falta de gerentes no local e falta de medicamentos e insumos.
De acordo com o vereador, um rapaz estava desde às 13h aguardando e só conseguiu ser atendido às 17h05. ““Não foi ninguém me disse, eu estava lá no posto de saúde. Não dá para entender como normal um desarranjo tão grande de gestão da gerência. O gerente não tem autonomia sobre os médicos, em relação a cobrança? Como é feito o registro do ponto desses profissionais? É biométrico ou manual? São questionamentos que queremos saber, afirmou Maicon.
A secretária da saúde afirmou que vai adotar todas as providências necessárias para garantir a qualidade no atendimento e que os vereadores são os representantes do povo, tendo prerrogativa de fiscalizar. “O cenário exige flexibilidade e estamos aqui para fazer essa prestação de contas do que está sendo feito na saúde”, garantiu Rosana.