28.8 C
Campo Grande
sexta-feira, maio 2, 2025
a aif"/>  
InícioJustiçaTJ-MSTJMS realiza 154ª reunião do GMF com nova composição e estrutura normativa

TJMS realiza 154ª reunião do GMF com nova composição e estrutura normativa

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de MS realizou na manhã desta terça-feira, dia 15 de abril, a 154ª reunião do colegiado, sob a nova presidência do Des. Fernando Paes de Campos, na qual foram apreciados seis itens pautados, além de ações em andamento.

Em sua fala inicial, o desembargador apresentou o novo organograma do GMF, o qual unificou diversas frentes de trabalho atuando em um mesmo grupo de trabalho para facilitar a logística e as atribuições do grupo responsável pela fiscalização dos sistemas carcerário e socioeducativo. Como os assuntos são distintos, haverá reuniões setorizadas. Paes de Campos também delegou aos juízes que compõem o grupo as competências e atribuições de cada magistrado, com poder decisório e funções administrativas no dia a dia.

Na pauta colegiada, o GMF acompanhou a apresentação da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJ sobre o Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial – SAREF, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de otimizar a fiscalização do cumprimento de penas privativas de liberdade em regime aberto, em livramento condicional ou de medidas alternativas à prisão.

O sistema já está sendo utilizado por seis unidades judiciais e a intenção é implantar um projeto piloto para utilização do SAREF em todo o Judiciário estadual. Para viabilizar essa proposta, a demanda será encaminhada ao presidente do TJMS, Des. Dorival Renato Pavan, para dar andamento às providências legais necessárias à adoção do sistema.

Atendendo à solicitação da Agepen/MS, os integrantes do GMF uniformizaram o procedimento em casos de não pagamento de fiança por presos em flagrante, os quais só podem ingressar nos presídios mediante mandado de prisão expedido. O GMF definiu que, na ausência de pagamento da fiança, a expedição do mandado de prisão deverá ocorrer até o final do expediente do mesmo dia em que se realizar a audiência de custódia.

O colegiado também deliberou sobre a solicitação de melhorias nos presídios masculino e feminino de Ponta Porã, incluindo discussões sobre a realização de audiências concentradas com a participação de diversos representantes do sistema de justiça, com o objetivo de avaliar a situação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Também foram debatidos aperfeiçoamentos no atendimento a adolescentes em conflito com a lei que apresentem sofrimento psíquico, em conformidade com a Política Nacional de Saúde Mental e com a lógica antimanicomial.

Além dos magistrados do TJMS que integram o GMF, a reunião contou com representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS), da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS), da Defensoria Pública e do Ministério Público Estadual, e da Superintendência de Assistência Socioeducativa (SAS).

Saiba mais – O GMF do TJMS passou por recente atualização normativa, com a publicação da Resolução nº 343, de 19 de março de 2025.

A composição do GMF foi redefinida conforme o Art. 1º da Resolução nº 343/2025, passando a contar com um desembargador supervisor; dois juízes com jurisdição criminal ou de execução penal; dois juízes com atuação na infância e juventude, sendo um da Coordenadoria da Infância; um juiz auxiliar da Presidência; e um juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça. Com função consultiva, o colegiado também inclui representantes do Poder Executivo estadual e municipal.

A designação dos membros foi estabelecida por meio da Portaria nº 3.054, de 20 de março de 2025.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular