29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, fevereiro 27, 2025
InícioJustiçaTJ-MSTJMS proporciona que novos juízes aprendam técnicas de direção defensiva

TJMS proporciona que novos juízes aprendam técnicas de direção defensiva

A formação inicial dos novos magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul contou, na manhã desta quarta-feira, dia 26 de fevereiro, com uma aula prática de direção defensiva no Autódromo de Campo Grande. O curso é oferecido aos juízes substitutos aprovados no 33º Concurso público para a magistratura estadual pela Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), sob a direção-geral do desembargador Marco André Nogueira Hanson, em parceria com a Assessoria Militar do TJMS.

A atividade tem como objetivo aprimorar as habilidades de condução veicular dos participantes, preparando-os para diferentes situações no trânsito. A instrução foi realizada no Autódromo de Campo Grande.

A coordenadora pedagógica da Ejud-MS, juíza Kelly Gaspar Duarte, destacou que Mato Grosso do Sul caracteriza-se como um Estado de fronteira, com estradas de pista simples e longas distâncias entre as cidades. “Então, para os novos magistrados, esta aula, que é uma determinação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, é uma prática do que eles podem fazer em uma situação de emergência, uma vez que serão autoridades no interior e que sempre somos uma vidraça e corremos risco diariamente”, afirmou.

A parte teórica do curso foi ministrada ontem (25), ocasião em que foram apresentadas dicas básicas sobre trânsito em cidades e rodovias. Já nesta quarta-feira, os juízes aprenderam técnicas de manobras de frente e de ré, além de dicas de ajustes do veículo e de segurança.

O evento reforça a importância da capacitação dos magistrados em direção segura, garantindo maior preparo para deslocamentos no exercício da função, conforme explica o juiz auxiliar da Presidência do TJMS, Thiago Nagasawa Tanaka, que acompanhou e participou da instrução.

“Para a administração do Tribunal de Justiça, é muito importante a valorização da Escola Judicial e a formação dos novos juízes. Muitos, talvez, não tenham muita prática na condução de veículos em estrada, o que será necessário, e a Presidência do Tribunal se preocupa bastante com isso. Então, um curso de pilotagem desse nível, oferecido por instrutores capacitados, só vem a somar”.

A juíza substituta Letícia Meneguette Celin, de 29 anos, natural do Espírito Santo, teve seu primeiro contato com as técnicas de pilotagem. A magistrada expressou que a experiência foi desafiadora, por se tratar de uma situação totalmente nova para ela.

Sobre as peculiaridades do interior do Estado, onde se inicia a carreira de todos os novos magistrados, a juíza Letícia Celin comentou: “Essa aula de direção defensiva ou evasiva, especialmente, auxilia justamente nesses momentos, caso nos deparemos com alguma dificuldade que exija a necessidade de uma manobra evasiva ou até mesmo para entendermos os perigos da estrada e estarmos preparados para lidar bem com essas situações”.

O curso teve como instrutores o sargento R. Souza, o sargento Romeu e o tenente Duarte, que fazem parte do III Curso de Proteção e Segurança de Dignitários do Tribunal de Justiça, realizado em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

A formação continua na tarde desta quarta-feira, com um curso de defesa pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular