25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioJustiçaTJMS promove a 3ª edição do Curso de Proteção e Segurança de...

TJMS promove a 3ª edição do Curso de Proteção e Segurança de Dignitários

Começou essa semana a terceira edição do Curso de Proteção e Segurança de Dignitários. Realizado pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio de sua Assessoria Militar e em parceria com a Escola Judicial de MS (Ejud-MS), o curso contém aulas teóricas e práticas, nas quais os 41 participantes debaterão temas como segurança pessoal, escolta, defesa pessoal, inteligência protetiva, direção defensiva e evasiva, e planejamento operacional.

A abertura foi realizada no plenário do Tribunal Pleno, com a presença do Des. Vladimir Abreu da Silva, presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional, e do Des. Odemilson Roberto Castro Fassa, diretor-geral da EJUD. Em clima informal, o Des. Odemilson Fassa apenas desejou um bom curso e colocou a Ejud-MS à disposição. “Ao final do curso, esperamos que todos atinjam o aproveitamento necessário para integrar esse currículo a suas carreiras”, disse o magistrado.

O Des. Vladimir da Silva exaltou os avanços que ocorreram em relação ao tema ao longo dos 10 anos de criação da Comissão Permanente de Segurança Institucional. “Há 10 anos esse curso era algo inimaginável e, com o passar do tempo, percebemos essa necessidade. Estamos no caminho para fazer uma segurança institucional. Temos atualmente estrutura que nos permite, por exemplo, em caso de ameaça a magistrados e servidores, nos comunicarmos com as diversas forças policiais”, ressaltou.

O curso se estende até o dia 26 de setembro, somando uma carga horária de 141 horas-aula. Participam membros de diversas instituições como a Polícia Militar, Sejusp, Coordenadoria de Inteligência da Sejusp, Casa Militar, Ministério Público, Agepen, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Dourados, Polícia Penal, Assessoria Militar e Assessoria de Inteligência do TJMS.

O objetivo principal da formação é aperfeiçoar os integrantes na função de Agente de Segurança e Proteção às Autoridades para atuação nas atividades de segurança e proteção de autoridades civis e militares, bem como suprir algumas necessidades específicas do TJMS e demais instituições de segurança pública.

Nesse intento, os participantes terão, além de aulas teóricas expositivas, estudos de casos e de planejamento operacional, bem como aulas práticas com simulação de manuseio de feridos, práticas de salvamento aquático, formação de equipes de segurança, práticas de voo, deslocamento com veículos e a pé. Os alunos terão ainda encontros em academia de artes marciais, no autódromo de Campo Grande, em estande de tiros e no aeroporto Santa Maria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular