O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul tem dado passos significativos na transformação digital de seus serviços, com a implementação de diversas soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA). O portfólio de iniciativas revela o compromisso do tribunal com a celeridade processual, a melhoria da prestação jurisdicional e a acessibilidade do cidadão à Justiça.
Entre as soluções em desenvolvimento, destaca-se a Atermação Inteligente, um chatbot que auxilia o cidadão a iniciar o atendimento de forma autônoma. A ferramenta está em fase de protótipo e promete otimizar o primeiro contato de usuários com o sistema judicial, tornando-o mais rápido e intuitivo.
Outra iniciativa promissora é o Gerador de Ementa, que utiliza IA generativa para elaborar ementas de acórdãos e decisões, com 80% de desenvolvimento concluído. A tecnologia busca reduzir o tempo de produção de documentos jurídicos, sem comprometer a qualidade técnica.
Pensando na linguagem acessível, o TJMS também desenvolve a solução Linguagem Simples, que formata textos jurídicos para uma linguagem mais clara e compreensível à população. Já em 70% de conclusão, a ferramenta visa humanizar e democratizar o acesso à Justiça.
Outras iniciativas incluem o Anonimizador, que remove automaticamente informações sensíveis de documentos, com foco em segurança da informação; a ferramenta de Pesquisa de Medicamentos em Processos, que auxilia na análise de ações relacionadas à saúde pública; e a Pré-análise de Processos para Busca de Anomalias, que visa identificar inconsistências e padrões atípicos em processos judiciais.
Também estão em andamento o desenvolvimento das seguintes soluções de IA: Zeus (transcrição de áudios e vídeos de audiências) e Chronus (síntese e resumo de peças processuais), em cooperação com o TJPA; Bastião (plataforma de IA que apresenta insights sobre demandas predatórias), do TJPE; Chat-JT (sistema estilo ChatGPT voltado para o público do Judiciário), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho; ApoIA (ferramenta para triagem de acervo; realiza síntese, revisão de texto e ementa; criação de prompts dinâmicos), do TRF2; ADA (software de criação de prompts dinâmicos), do TJAC; BERNA (Plataforma de Análise Automática de Demandas Repetitivas), do TJGO; Busca de Precedentes e Busca de Jurisprudência, ambas juntamente com a UFMS.
Vale destacar que os projetos desenvolvidos pelas áreas da Vice-Presidência e da Corregedoria-Geral de Justiça também serão contemplados nas contratações e convênios voltados à implementação dessas tecnologias, garantindo que as inovações beneficiem de forma ampla e integrada os diversos setores do Judiciário sul-mato-grossense.
O portfólio de soluções, ainda em constante evolução, demonstra o alinhamento do TJMS com a busca de soluções tecnológicas, incluindo uso de IA, no sistema de Justiça. Além de atender às diretrizes nacionais de transformação digital, as ações representam um avanço concreto rumo a uma Justiça mais eficiente, transparente e voltada ao cidadão.