A nova diretoria-executiva da Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande tomou posse, na noite de ontem (14), para o biênio 2026/2027. A cerimônia foi realizada na sede da associação, localizada na Rua Ana Luísa de Souza, 610, Bairro Pioneiros.
A presidência ficou com Ricardo José Zelada Cafure, tendo como vice-presidente Eliana Maria Andrade Pereira e, como 1ª Secretária, Carmen Tieko Massani Romero. “Inicialmente, a nossa associação recebeu o nome de Casa Paraguaia e hoje é um importante polo cultural que celebra e preserva as tradições paraguaias em Campo Grande”, declarou o presidente.
Ele ressaltou que a Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande sede está revitalizada e a obra recebeu inspiração na arquitetura jesuítica. “Nós oferecemos eventos culturais, culinária típica e promovemos a integração cultural e turística entre Brasil e Paraguai”, pontuou.
O espaço virou um ponto de encontro histórico e de fé para a comunidade paraguaia, principalmente quando são realizadas as festividades dos dias 14 e 15 de maio, dia da Independência do Paraguay e do Povo Paraguaio. “Também não podemos esquecer o dia 8 de dezembro, quando celebramos o dia da padroeira Virgencita de Caacupê”, destacou.
Sede revitalizada
Durante a cerimônia de posse, o presidente informou que a sede da Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande conta atualmente com expressivo complexo cultural, que incluem salão de festas, cozinha, espaços para oficinas, praça de alimentação e arquitetura inspirada nas missões jesuíticas, representando mais de 80 mil descendentes paraguaios no Estado.
Com isso, a associação atua no fomento cultural, realizando eventos culturais, feiras com música, dança, palestras sobre a cultura paraguaia e a história local, além de cursos para valorizar os costumes fronteiriços.
“A nossa associação é também um local de celebrações religiosas, onde temos a gruta religiosa com a imagem da santa padroeira do Paraguai. Além disso, temos todo dia 8 de cada mês os encontros como o Santo Terço em honra a Nossa Senhora de Caacupê, bem como ações solidárias”, argumentou.
Ricardo José Zelada Cafure ressaltou ainda que a Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande busca fortalecer laços com o Paraguai, promovendo rotas turísticas, eventos e palestras que celebram a independência e a rica herança paraguaia. “A Associação Colônia Paraguaia é mais que uma associação, é um pedacinho do Paraguai em Campo Grande, mantendo viva toda a influência cultural paraguaia na região”, concluiu.
Confira a composição da nova diretoria-executiva:
Ricardo José Zelada Cafure – Presidente
Eliana Maria Andrade Pereira – Vice-Presidente
Carmen Tieko Massani Romero – 1ª Secretária
Jussara Cantero – 2ª Secretária
Natividade Mercedes Gonçalves – 1ª Tesoureira
Domingos Marciano Fretes – 2º Tesoureiro
Cléber Augusto Segóvia – Diretor Social
Oscar Mauricio Martinez – Diretor Cultural
Luiz Alberto Leite Pereira – Diretor Esportivo
Miguel Palácios – Diretor de Comunicação





























