27.8 C
Campo Grande
sábado, março 29, 2025
InícioTCE-MSTCE-MS realiza oficina para orientar gestores sobre elaboração do PPA

TCE-MS realiza oficina para orientar gestores sobre elaboração do PPA

O Plano Plurianual foi o tema de uma oficina on-line realizada nesta terça-feira, 25 de março, pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. Voltada para prefeitos, vereadores, secretários de planejamento, orçamento e finanças, secretários de governo e administração, contadores e controladores internos, a oficina foi realizada para orientar os gestores públicos e equipes técnicas sobre as etapas, processos e procedimentos necessários para a elaboração do PPA, com ênfase em programas e ações das unidades gestoras, além das metas físicas e financeiras.

A diretora de controle externo do TCE-MS, Valéria Saes Cominale, fez a abertura da Oficina lembrando a Orientação Técnica aos Jurisdicionado, publicada no dia 26 de fevereiro,  a respeito dos instrumentos de planejamento governamental, visando a elaboração do orçamento público, com a definição dos principais conceitos, classificações e procedimentos técnicos orçamentários.

O presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt, deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que conhece os desafios da gestão pública. “Já estive do outro lado, fui prefeito por dois mandatos. Por isso, mais do que fiscalizar, o Tribunal de Contas quer ser um parceiro do gestor público, ajudar, orientar e oferecer o suporte necessário para que o planejamento e a aplicação dos recursos sejam cada vez mais eficientes e transparentes. E o plano plurianual é um instrumento fundamental para isso. Sua correta elaboração impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”.

A oficina foi conduzida pelo conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, e pela auditora de controle externo, Flávia Pierin Freitas Buchara. “A nossa maior motivação é que os municípios, com esse apoio técnico, possam elaborar o seu plano plurianual. Essa peça de planejamento é imprescindível para que a gente comece a mudar as nossas realidades, para que os municípios sejam transformados. O planejamento é a chave do sucesso, é o ponto de partida”, afirma Flávia.

O orçamento público é formado por três peças distintas, o Plano Plurianual – PPA, que estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para um período de quatro anos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO que compreende as metas e prioridades para o período de um ano, norteadoras para elaboração do orçamento, por meio da Lei Orçamentária Anual – LOA.

O PPA é um dos instrumentos fundamentais para a organização das ações governamentais, definindo diretrizes, objetivos e metas para os próximos quatro anos. A construção de um PPA bem estruturado é essencial para garantir que as políticas públicas atendam às reais necessidades da sociedade, assegurando efetividade e qualidade nos serviços prestados.

O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, ressalta que o orçamento dos municípios já é bastante apertado, então, se não houver um planejamento bem detalhado e, principalmente, na etapa de priorização, pode haver desperdício de recursos públicos e, consequentemente, o não atendimento às necessidades da população. “A melhor maneira de evitar isso é através de um bom planejamento, e essa é uma deficiência que nós temos visualizado quando a gente analisa as peças orçamentárias que são encaminhadas aqui para o Tribunal. O atendimento da legalidade em si, ele não é suficiente para que você tenha um resultado, uma efetividade em relação às soluções necessárias para todos os problemas identificados na administração desses municípios.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular